Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Vídeo de Zach Wahls chega aos doze milhões (com legendas em português)

O testemunho de um jovem norte-americano que vive com duas mães começou a percorrer a internet em Fevereiro passado. O discurso de Zach Walhs, de apenas 19 anos, foi sendo partilhado e alcançou esta semana os doze milhões de visualizações no Youtube.

Num emocionante discurso de três minutos Zach defendeu o casamento entre pessoas do mesmo sexo na Câmara dos Representantes, o equivalente ao parlamento do Iowa. Zach explica como foi crescer no seio de uma família com duas mães no período em que se discutia uma resolução que quer terminar com os casamentos entre pessoas do mesmo sexo neste estado norte-americano.

 

"A nossa família não é diferente de qualquer outra no Iowa,” disse o estudante de engenharia que ficou também conhecido pelo êxito das suas notas. “Vamos à igreja juntos, jantamos juntos, passamos férias […] mas também temos períodos difíceis e até discutimos”

 

“Ao longo de 19 anos nunca fui confrontado por alguém que de forma autónoma descobrisse que eu fui criado por um casal de lésbicas,” disse nessa sessão. “E sabe porquê? Porque a orientação sexual das minhas mães não afectou o meu desenvolvimento”. O discurso de Zach arrancou uma ovação de aplausos dos presentes na câmara, levou-o a participar com as mães na campanha contra o ódio NOH8 e a ser entrevistado por Ellen Degeneres. O vídeo promete continuar viral e a atingir vários milhões de visualizações nas redes sociais.

 

O casamento entre pessoas do mesmo sexo é legal no Estado do Iowa desde Abril de 2009.

 


 Créditos das legendas em português: ILGA Portugal

 

Zach Wahls no programa de Ellen Degeneres

 

Paulo Monteiro

 

Já segues o dezanove no Facebook?