Discurso histórico de Hillary Clinton na ONU: "Gays pertencem a todas as sociedades do mundo"(com vídeo)
Hillary Clinton, secretária de Estado dos EUA, sustenta que todos os países devem lutar contra a discriminação dos homossexuais. "Os direitos dos gays são direitos humanos e os direitos humanos são direitos dos gays", disse ontem durante o seu discurso na sede da ONU, em Genebra, a propósito do Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Segundo a agência EFE, Hillary Clinton dedicou mais de meia hora a denunciar o sofrimento da população LGBT em vários países do mundo. "Temos de estar do lado certo da história, pelas nossas populações, pelas nossas nações e pelas gerações futuras", referiu, acrescentando que a sua própria opinião sobre a população LGBT mudou ao longo dos anos, depois de conhecer e trabalhar com gays e lésbicas."Todas as pessoas merecem ser tratadas com dignidade, independentemente de quem são e quem amam", defendeu, acrescentando que "ser gay não é uma invenção ocidental, é uma realidade humana. Os gays nascem e pertencem a todas as sociedades do mundo".
A secretária de Estado anunciou ainda a criação de um Fundo Global para a Igualdade, que pretende apoiar a sociedade civil que trabalha com a população LGBT. O fundo nasce com um orçamento de três milhões de dólares, mas o objectivo é que tenha a contribuição de mais países. Mais de 70 países do mundo criminalizam as relações homossexuais.