Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Nasceu o Movimento É Melhor Saber se tem VIH

O diagnóstico precoce e atempado do VIH/Sida é a melhor forma de controlar a evolução da infecção e evitar o contágio aos que mais gostamos. É este o ponto de partida do movimento É Melhor Saber, que foi ontem apresentado em Lisboa e que tem como objectivo levar a que as pessoas façam o teste do VIH.

Os promotores recordam que existe uma prevalência estimada de infecção por VIH de 0,6 por cento na população entre os 25 e os 49 anos de idade e uma taxa anual global de novos diagnósticos de 15,8 por cada 100 mil habitantes Portugal, o que representa uma das maiores prevalências da Europa. O movimento pretende alterar comportamentos e motivar as pessoasa fazer o teste do VIH. Nesta fase, o projecto está nas plataformas digitais através de testemunhos de pessoas que decidem fazer o teste porque percebem que "é melhor saber".

 

Este projecto conta com o apoio da Presidência da República, da Direcção Geral de Saúde, Abraço, Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e de Saúde, Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da Sida, Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral, Associação Positivo, Grupo Português de Activistas sobre Tratamentos de VIH/Sida, Liga Portuguesa Contra a Sida, SER+ Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à Sida, Sociedade Portuguesa de Doenças Infecciosas e Microbiologia Clínica e Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Núcleo VIH.

 

Já segues o dezanove no Facebook?