Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

2011: As grandes polémicas do ano

Nos últimos 12 meses foram várias as notícias que despertaram a indignação dos leitores do dezanove. Relembramos alguns dos casos que mais deram que falar no site e nas redes sociais.

 

1. A guerra CASA-Porto Pride

A associação CASA demarcou-se da organização da Marcha do Orgulho LGBT do Porto por considerar que favorecia a festa Porto Pride, que decorre no mesmo dia. Foi o assunto do ano no meio LGBT do Porto e veio marcar o divórcio entre as várias associações da cidade. É a notícia do dezanove mais comentada de sempre. Pelo teor dos comentários, o dezanove decidiu, numa iniciativa sem precedentes, não autorizar a publicação de mais comentários no site, associados a essa notícia.

 

2. O passado de Teresa Morais

Quando Teresa Morais foi nomeada secretária de Estado da Igualdade, o dezanove relembrou o passado anti-lei do casamento e lei de identidade de género da governante. A notícia do dezanove foi até citada no Expresso Online.

 

3. Os artigos das Revistas dos Advogados, dos Médicos e da Sociedade Protectora dos Animais

As revistas das ordens profissionais têm-se revelado um albergue para artigos considerados homofóbicos. O dezanove denunciou o caso da revista da Ordem dos Médicos e o mais recente da Ordem dos Advogados. Mas o artigo do médico William H. Clode foi demasiado longe, ao descrever os homossexuais como "anormais", "defeituosos", "doentes", "portadores de taras", "condutas repugnantes", "higiene degradante" e que requerem "correcção". O médico foi apresentado como Chefe de Serviço Hospitalar do Instituto Português de Oncologia quando, na verdade, nunca ocupou o cargo. Já a fechar o ano, foi a vez das quadras com teor homofóbico publicadas na revista '"O Zoófilo", a publicação trimestral da Sociedade Protectora dos Animais.

 

4. Casais gay fora do Censos

O recenseamento de 2011 seria o primeiro a permitir que os casais de pessoas do mesmo sexo fossem contabilizados. Mas a Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) considerou que a informação era "sensível" e referente à "esfera privada". Essas questões não foram avante.

 

5. Discriminação na Alfredo da Costa

Um médico terá questionado a necessidade de uma lésbica cuidar da sua saúde porque não iria ter filhos. O caso foi denunciado e chegou até ao Parlamento.

 

6. José António Saraiva

Os texto Os Dois Maridos, assinado pelo director do jornal Sol, deu origem a uma iniciativa de boicote ao jornal e até foi eleito como dezanove para o prémios Frase do Ano. "Mas os gays, que travaram uma luta tão grande, tão longa e tão dura para poderem casar-se, separam-se afinal com a mesma facilidade dos outros casais? Não seria normal que, pelo menos nos primeiros tempos de vigência da nova lei, procurassem ser exemplares, até para provarem aos opositores que as suas convicções eram fortes e sua luta era justa?" E esta é apenas uma parte do artigo.

 

1 comentário

Comentar