Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Tratamento como prevenção do VIH, considerado descoberta do ano

O último número da revista científica Science escolheu como descoberta do ano o estudo em que se demonstrou que a capacidade dos anti-retrovirais, utilizados no tratamento de pessoas seropositivas, reduz a transmissão do VIH. A ideia vem dar força a alguns investigadores que têm questionado sobre a possibilidade dos anti­-retrovirais usados no tratamento de pessoas seropositivas, porque inibem a proliferação do VIH, terem também a capacidade de diminuir a taxa de transmissão deste vírus.

Alguns especialistas defendem que os anti­-retrovirais diminuem os níveis do VIH no sangue, logo os indivíduos devem ter uma menor propensão para infectar ou serem infectados.

 

O estudo HPTN 052, que arrancou em 2007, mostrou que as drogas anti-VIH tratam e previnem simultaneamente a infecção deste vírus. O ensaio clínico contou com 1763 casais heterossexuais (um dos membros estava infectado com VIH) e demonstrou que os anti-­retrovirais reduzem a transmissão deste vírus em 96%. Estes resultados têm agora profundas implicações no que diz respeito ao combate a esta epidemia defendem os especialistas.

Myron Cohen, líder deste projecto de investigação, explica que o número de casos de estudo deve ser aumentado até 2015.

Este estudo, em conjunto com outros resultados anteriores, traz uma nova esperança no sentido de eliminar este vírus da população humana, no entanto isso poderia implicar que as pessoas não infectadas tivessem de consumir anti-­retrovirais durante décadas. A busca por uma vacina que previna a infecção pelo VIH não está por isso afastada e deve continuar a ser alcançada apesar da perspectiva de se usarem os anti­retrovirais como agentes que previnem a infecção e transmissão do VIH.

 

César Monteiro

 

Já segues o dezanove no Facebook?