Tal Como Tu, a plataforma online sobre VIH/sida
Lançada há um mês, a plataforma online "Tal Como Tu" visa dar a conhecer em pormenor o problema do VIH/sida, recorrendo às opiniões e conselhos de especialistas e portadores da doença bem como aproximar médicos e doentes sem imposições horárias ou barreiras geográficas.
Em destaque no site, que suporta a sua acção também nas redes sociais, estão várias fotos apenas de mulheres. A justificação prende-se com o facto de a nível mundial o VIH ser a primeira causa de doença e de morte entre as mulheres em idade fértil e porque ainda "é muito complicado pôr uma mulher seropositiva a dar a cara em público."
Entre as secções inovadoras da página estão testemunhos em vídeo de médicas especialistas e portadoras de VIH que dão conselhos e falam da sua vivência com o vírus. Outra das secções é o "apoio entre pares" que embora não tenha grande tradição em Portugal, noutros países do mundo é já uma actividade "muitíssimo bem explorada e muitíssimo utilizada em várias doenças crónicas", pode ler-se online. Em Portugal existem mais de 10 mil casos de mulheres com a infecção, o que representa aproximadamente 30 por cento do total de casos.