Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Pekka Haavisto: Político finlandês homossexual na corrida para as presidenciais

No passado dia 22 de Janeiro, Pekka Haavisto, político finlandês assumidamente homossexual, terminou em segundo lugar da primeira volta das eleições presidenciais na Finlândia.

Em primeiro lugar ficou o actual ministro das Finanças, Sauli Niinistö, recolhendo 37 por cento dos votos. Pekka Haavisto alcançou a marca dos 18,8 por cento.

A liderança da Finlândia será apenas decidida na segunda volta, marcada para o próximo Domingo, 5 de Fevereiro. Os finlandeses terão de decidir entre dois candidatos pro-europeus contrastando assim com sentimento eurocéptico vivido nos últimos anos nesta nação. O vencedor vai substituir Tarja Halonen, a primeira mulher eleita presidente da Finlândia.
Apesar dos resultados obtidos e o sucesso da sua campanha, os analistas políticos acreditam que Pekka Haavisto, de 53 anos, não conseguirá ir mais longe. Niinistö é mais popular e os mesmos analistas prevêem que os cidadãos mais idosos não irão votar no político, que desde 2002 vive em união civil registada com Antonio Flores. Haavisto é defensor do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, enquanto que Niinistö discorda que os casais do mesmo sexo tenham acesso ao casamento civil.

 

César Monteiro

 

Já segues o dezanove no Facebook?