Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

GRIT inicia ciclo de encontros sobre transexualidade

Serão cerca de duas horas e meia por mês à conversa sobre transexualidade. O GRIT- Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transexualidade da Associação ILGA Portugal inicia, já este sábado, 4 de Fevereiro, um ciclo de encontros destinados às pessoas transexuais.

 

“Criar um espaço que permita o apoio e o convívio entre esta população e o esclarecimento a partir de quem mais sabe” é um dos objectivos destes encontros que se irão realizar no primeiro sábado de cada mês no centro LGBT, Rua de S. Lázaro, 88, em Lisboa entre as 15h30 e as 18h00. A entrada é livre.

 

"Processo de Transição" é o tema escolhido para iniciar o ciclo de encontros. Pretende-se esclarecer todos os passos necessários a uma transição saudável e equilibrada, e clarificar os efeitos e perigos da terapia de substituição hormonal. Pedro Freitas, médico sexologista, e Íris Monteiro, psicóloga clínica, são os convidados. Ambos os especialistas têm acompanhado o processo clínico de pessoas transexuais.

 

A 3 de Março o tema será "Cirurgias de Retribuição Sexual". O convidado será João Décio Ferreira, médico e cirurgião plástico, que irá falar das diferentes cirurgias habitualmente utilizadas.

 

Depois de uma pausa em Abril, os encontros regressam a 5 de Maio com o tema "Lei de Identidade de Género". A jurista Marta Ramos irá ajudar a esclarecer as dúvidas sobre a lei promulgada o ano passado.

 

Em mês de Orgulho LGBT, o tema do encontro de 2 Junho será "A Transexualidade e os Movimentos LGBT". Neste encontro, João Valério, activista pelos direitos das pessoas LGBT, será o convidado que ajudará à reflexão. Fará sentido uma luta conjunta dos transexuais com lésbicas, gays, bissexuais, transgénero e intersexo? É uma das questões em cima da mesa.

 

O ciclo encerra a 7 de Julho, com um "Convívio de Verão" ao ar livre em modo descontraído, onde serão esperadas, para além das pessoas transexuais, familiares e amigos.

 

Já segues o dezanove no Facebook?