Daniel Radcliffe: “Se eu fosse gay, de certeza que escolheria um gay inteligente”
O eterno actor de Harry Potter, Daniel Radcliffe, é a capa do próximo número da revista britânica Attitude. A publicação já está disponível para iPad e chega esta quarta-feira às bancas no Reino Unido.
Numa extensa entrevista Radcliffe deixa claro a sua paixão pelas causas de lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros, fala da sua posição em relação ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e do bullying homofóbico nas escolas.
“O motivo principal para que o casamento entre pessoas do mesmo sexo seja legalizado é porque, enquanto se é criança, olha-se para a mãe e para o pai e eles estão casados e depois vê-se um casal de homossexuais, que estão juntos há imenso tempo, mas como não se podem casar a sua relação não parece a mesma.” Radcliffe diz à Attitude que “os homossexuais devem ter igualdade na lei em todo o lado. Se uma pessoa crescer sabendo que não terá as mesmas oportunidades como todas as outras pessoas, sentir-se-á vitimizada e alvo de um enorme preconceito”.
Embora tenha sido alvo de vários rumores sobre a sua sexualidade, Radcliffe, de 22 anos, volta a afirmar-se heterossexual. Ainda assim refere "Este ano senti uma grande atracção em relação ao talento do [actor] Ryan Gosling. Acho que ele é fantástico. E parece-me inteligente. Se eu fosse gay, de certeza que escolheria um gay inteligente.”
Em 2010, Daniel Radcliffe deu o seu testemunho em vídeo a favor do Projecto Trevor, que visa auxiliar jovens LGBT em situação de risco.