Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Católicos, “o vosso dever é oporem-se ao casamento entre pessoas do mesmo sexo”, diz Arcebispo de Westminster

Segundo o jornal britânico Daily Telegraph, figuras proeminentes da Igreja Católica escreveram uma carta a ser lida durante as missas, na qual se pode ler que os fiéis têm o “dever” de “assegurar” que os homossexuais não são autorizados a casar nem mesmo em cerimónias civis.

A missiva escrita pelo Arcebispo de Westminster, Vincent Nichols, foi lida em 2500 missas este fim-de-semana e teve o objectivo de encorajar os fiéis a assinarem a “Coligação pelo Casamento”, uma tentativa de oposição à igualdade de casamento liderado por grupos religiosos anti-homossexuais, tais como o “Instituto Cristão”.

Repudiando completamente os argumentos de “igualdade e discriminação”, o Arcebispo escreve: “A nossa lei não discrimina injustamente quando requer um homem e uma mulher para o casamento. Simplesmente reconhece e protege a natureza do casamento. Mudar a definição legal de casamento seria um passo profundamente radical e as suas consequências têm de ser levadas a sério. A lei ajuda a formar valores sociais e culturais e mudar a lei irá inevitavelmente transformar a ideia de casamento, reduzindo-a apenas a um compromisso entre duas pessoas. Não se reconhecerá que o objectivo do casamento é a procriação e a educação das crianças. Temos o dever, perante as pessoas casadas de hoje e de amanhã, de fazer tudo ao nosso alcance para assegurar que o verdadeiro significado do casamento não se perde para as gerações futuras. […] Nem a Igreja nem o Estado têm o poder de mudar o significado do casamento. A sua natureza jurídica é o fruto da experiência, para o bem dos cônjuges e da família. […] O casamento como instituição é a fundação da nossa sociedade.”

O editorial do Daily Telegraph declara que a posição do jornal relativamente ao casamento entre pessoas do mesmo sexo é que este “debilita o papel da família tradicional.” Contudo, um inquérito do mesmo jornal revela que de um total de 33 mil leitores, 81% apoia o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

 

Lúcia Vieira

 

Já segues o dezanove no Facebook?

 

2 comentários

Comentar