Alaska: Anúncio deturpado para chumbar lei que alarga direitos (com vídeo)
Os apoiantes da Proposta 5, que defende o alargamento das leis anti-discriminação em Anchorage, no Alaska, para que estas incluam a orientação sexual e a identidade de género, criticaram uma publicidade divulgada pela oposição, apelidando-a de "desumanizante". A votação da Proposta decorre esta terça-feira, 3 de Abril.
No anúncio intitulado "Daycare", a dona de um jardim escola é obrigada a contratar um "travesti", sob o olhar horrorizado das mães das crianças. O dito "travesti" é retratado com barba por fazer e peito peludo, usando um vestido rosa apertado. A narradora diz: "Se o contratar, ela [dona do jardim de infância] arrisca-se a perder clientes, se recusar, pode ser multada ou ir para a prisão."
Trevor Storrs, porta-voz da campanha "One Anchorage", declarou que estas imagens são uma representação "estigmatizada, ofensiva e distorcida" das pessoas transgénero e pediu que a publicidade fosse removida imediatamente, e acrescentou "historicamente, este tipo de animação distorcida tem sido usada várias vezes para desumanizar certos grupos".
Lúcia Vieira