Tem de ocultar a sua orientação sexual no trabalho?
A mais recente campanha de sensibilização da Comissão Europeia questiona se alguma vez os trabalhadores se sentiram discriminados no seu local de trabalho.
Porque "a discriminação pode levar-nos a desejar esconder quem somos na realidade" a campanha "Pela diversidade. Contra a Discriminação." pretende chamar a atenção para o aumento da discriminação no trabalho através de anúncios com questões onde o rosto dos participantes é ocultado. Algumas das questões colocadas são: “Tem de esconder a sua origem étnica no trabalho?”; “Gostava de poder esconder a sua idade para conseguir emprego?” “Tem de esconder a sua orientação sexual no trabalho?”; “Gostava de poder esconder que é portador de deficiência para conseguir uma promoção?” e “Tem de esconder a sua religião no trabalho?”.
A campanha surge num momento em que o desemprego está a aumentar e em que as pessoas estão preocupadas com o futuro. Esta insegurança pode traduzir-se num aumento da discriminação e fazer com que as pessoas escondam diferenças entre elas e os respectivos colegas ou potenciais empregadores. Simultaneamente os anúncios relembram às pessoas os direitos existentes na lei e encaminham-nas para o respectivo organismo nacional para a igualdade. Em Portugal os casos de discriminação com base na orientação sexual ou identidade de género são remetidos para a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, que poderá oferecer aconselhamento e ajudar as vítimas a apresentarem uma queixa.
A campanha está activa nos 27 Estados-Membros da UE.