Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

O que está a ser preparado para 17 de Maio

O Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia e a Transfobia assinala-se a 17 de Maio e, em Portugal, está a ganhar cada vez mais importância. Em 2010, o dezanove contabilizou apenas três iniciativas. No ano passado, chegou à dezena. Fica a par das iniciativas programadas para 2012. Em Coimbra será a vez da Marcha percorrer as ruas mais centrais da cidade.

 

1. MARCHA DE COIMBRA

Em Coimbra a Plataforma Anti-Transfobia e Homofobia (PATH) volta a levar avante a 3ª Marcha de Luta contra a Bifobia, Homofobia, Intersexofobia, Lesbofobia, Polifobia e Transfobia.

Programa:

17h: Concentração (Jardim do Mosteiro Santa Clara-a-Velha)

17h30: Saída (pela ponte de Santa Clara em direção à Portagem)

18h30: Leitura de Manifesto e Beijaço I (Rua Ferreira Borges)

19h30: Chegada e Beijaço II (Praça da República)

20h: Arraial no Jardim da Sereia (a confirmar)

23h: Festa Fora do Armário, com show de transformismo (Pop Fresh)

 

2. ROXO NO FACEBOOK

A proposta é simples. Usar o roxo como imagem de perfil no Facebook ao longo do dia para assinalar a luta contra a homofobia e a transfobia e em memória das pessoas que sofreram violência ou morreram por estas razões. Mais pormenores aqui.

 

3. LANÇAMENTO DO LIVRO “SABER AO CERTO”

A apresentação do livro "Saber ao Certo", de Margarida Fonseca Santos, insere-se nas comemorações do Dia Internacional da Luta Contra a Homofobia e Transfobia. Trata-se de um livro editado pela Editorial Estampa que, nas palavras da autora, fala do momento em que se assume a homossexualidade, e de tudo muda a partir daí - o que se reforça e se enfraquece, o que fica turvo e o que se clarifica, fala da solidão e dos reencontros, das dúvidas e das certezas. A apresentação será conduzida por Daniel Sampaio e ocorre dois dias antes, isto é, a 15 de Maio, às 18h30, no Centro de Estudos Sociais, no Picoas Plaza (Lisboa)

 

4. LANÇAMENTO DO LIVRO 'DIA C - CASAMENTO ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO'

Tendo como mote o dia 08 de Janeiro de 2010, data da aprovação no Parlamento da igualdade no acesso ao casamento, o 'Dia C' inclui textos de Fernanda Câncio, Helena Pinto, Heloísa Apolónia, Isabel Fiadeiro Advirta, Isabel Moreira, Margarida Lima de Faria, Miguel Vale de Almeida e Paulo Côrte-Real e ilustrações de Vasco Araújo.
'Dia C - casamento entre pessoas do mesmo sexo' é o volume inaugural daquela que é a primeira colecção portuguesa de estudos LGBT, a colecção «Fora do Armário», dirigida por Paulo Côrte-Real e publicada pela Editorial Estampa.
O livro será apresentado por Rui Tavares na data em que se celebra o segundo aniversário do anúncio da promulgação da lei que veio garantir a possibilidade de casamento entre pessoas do mesmo sexo em Portugal.

Local: Centro LGBT, Rua de São Lázaro, 88 em Lisboa. Hora: 18h30

 

5. ABRAÇOS GRÁTIS A ORIENTE

A rede ex aequo está a convidar as pessoas a vestirem-se de roxo e irem dar abraços enquanto distribuem brindes aos transeuntes da Praça do Oriente, em Lisboa, entre as 17h30 e 18h30. Este ano até é possível comprar uma t-shirt roxa por cinco euros, reserva-a através do e-mail geral@rea.pt.

 

6. PIQUENIQUE PARA TODAS AS FAMÍLIAS

O “piquenique para todas as famílias” organizado pelo grupo Famílias Arco-Íris da associação ILGA Portugal comemora duplamente o Dia Internacional das Famílias e o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e Transfobia.

Para uma maior facilidade logística dos participantes o piquenique decorre no Sábado, 19 de Maio, a partir das 15 horas o Parque José Gomes Ferreira, localizado na Av. Gago Coutinho, (perto do aeroporto de Lisboa). Este parque será o palco de várias actividades e surpresas para as crianças. Como encontrar o grupo das Famílias Arco-Íris? Resposta: Procurar pelo moinho do arco-íris ou via 969 367 005 ou familias@ilga-portugal.pt.

 

7. TERTÚLIA “POLÍTICAS TRANS: QUAL O FUTURO?” COM CARLA ANTONELLI

Também no Sábado, 19 de Maio, em Lisboa, serão discutidas as políticas da transexualidade. O debate de ideias será enriquecido com a presença da activista dos direitos das pessoas LGBT e a primeira deputada transexual de Espanha, Carla Antonelli.

Centro LGBT, Rua de S. Lázaro, em Lisboa

 

8. PROJECTO MAIS IGUALDADE SENSIBILIZA A FIGUEIRA DA FOZ

Alunos da Escola Secundária C/ 3º CEB de Cristina Torres na Figueira da Foz compilaram informação sobre temas LGBT com especial incidência sobre a homofobia, transfobia e esclarecimento de estereótipos. Este grupo de alunos preparou folhetos informativos que serão distribuídos em suporte papel e um site especialmente desenhado para o efeito: http://www.wix.com/pmaisigualdade/igual

 

9. CONFERÊNCIA BULLYING EM LISBOA

Conferência “O bullying enquanto manifestação de homofobia no meio escolar". 17 de Maio às 9h30, Auditório da Escola Secundária de Pedro Nunes, em Lisboa. Programa aqui. Uma organização da CIG / Direcção Geral de Educação.


 

10. CONFERÊNCIA YOGYAKARTA NO PORTO

A conferência "Direitos Humanos das Pessoas LGBT: de Yogyakarta ao Porto", que irá envolver individualidades de vários sectores sociais, académicos e políticos, pretende divulgar em Portugal os Princípios de Yogyakarta, que concretizam a aplicação dos DireitosHumanos às pessoas LGBT, bem como debater a forma de os operacionalizar também a nível local, especificamente na cidade do Porto.

A Conferência realiza-se no Auditório 1 (entrada) da FPCEUP, das 14.00 às 17.30 e é uma iniciativa do projeto Porto Arco-Íris da Associação ILGA Portugal. Programa aqui.

 

11. DEBATE IMPRENSA E HOMOFOBIA

“A Imprensa e a Homofobia/Transfobia.” É este o tema do debate associado ao Dia Contra a Homofobia e Transfobia, promovido pela CASA. Participa Rodrigo Affreixo, responsável pela secção Gay da revista Time OutPorto. Às 22h, na rua Santa Catarina, 1538 (Porto)


 


 

Fonte: Entidades promotoras