Barack Obama: "Os casais de pessoas do mesmo sexo deveriam poder casar-se" (com vídeo)
É o primeiro presidente dos Estados Unidos a defender o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A frase foi proferida por Barack Obama esta quarta-feira, a seis meses das eleições presidenciais, em declarações ao canal ABC.
"Para mim, pessoalmente, é importante dar um passo em frente e afirmar que os casais de pessoas do mesmo sexo deveriam poder casar-se", disse, acrescentando perceber o significado que a palavra "casamento" tem para a religião, mas que, por exemplo, membros homossexuais do gabinete presidencial têm "relações monogâmicas" e "criam filhos" e que os soldados se sentem "limitados" por não se poderem casar. As próprias filhas "Malia e Sasha têm amigos cujos pais são do mesmo sexo. A elas não passaria pela cabeça pensar que devem ser tratados de forma diferente", contou.
Barack Obama expressou a sua opinião pessoal, já que nos Estados Unidos, esta é uma competência legislativa de cada Estado. Daí que em alguns seja possível contrair matrimónio, enquanto em outros o casamento entre pessoas do mesmo sexo é até proibido. Durante a campanha eleitoral de 2008, Obama preferiu não abordar o tema directamente, referindo apenas que as suas ideias estavam a "evoluir". Já este fim-de-semana o vice-presidente Joe Biden declarou à NBC: "Estou totalmente cómodo com o facto de que homens que se casem com homens, as mulheres que se casem com mulheres e que os homens e as mulheres heterossexuais que se casem tenham exactamente os mesmos direitos", disse então.