SEIS.NOVE: esta série vai dar que falar em Lisboa e Castelo Branco (com vídeos)

É um projecto de audiovisual e multimédia dos alunos da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco. A estreia está marcada para 13 de Julho no Cine-Teatro da cidade albicastrense.
Os criadores de SEIS.NOVE levaram a cabo um episódio piloto de uma série televisiva e tentaram definir aquilo que poderia ser o rumo de uma primeira temporada. A série oscila entre o dramático e o cómico e quer ser “uma lufada de ar fresco, uma visão nova e irreverente do que é a vida dos jovens portugueses, sem tabus nem censura” […] e procura “essencialmente chocar o espectador, com uma frontalidade e sensualidade pouco comuns nas produções nacionais”. Homossexualidade, o consumo de drogas, o estilo de vida nocturno e a negligência familiar são alguns dos temas da série.
O guião de SEIS.NOVE foca-se em Santiago (Viriato Quintela), personagem principal, de 25 anos, que depois de traído pela namorada se vai deparar com um mundo de vícios e loucuras quando ruma a Lisboa, onde vai viver com um casal de lésbicas e com o seu amigo de infância. A vida do casal lésbico tenta transparecer a naturalidade com que a homossexualidade é vivida no seio de uma faixa etária mais nova, mostrando como apesar do preconceito de alguns membros da sociedade, esta orientação sexual é aceite e respeitada por grande parte do núcleo de amigos e da própria família.
Em simultâneo, este protótipo em formato série, pretende mostrar ao espectador que a orientação sexual não interfere com a sanidade das personagens. No entanto, a série dá a conhecer situações de desconforto e preconceito com que homo e bissexuais têm de lidar.
Aos jovens actores (Viriato Quintela, Miguel Lemos, Bárbara Gomes, Cláudia Silva, Sofia Príncipe e Mónica Morado) somam-se actores com provas dadas na televisão: José Eduardo e Teresa Madruga.
O argumento é de Diogo Azevedo e a realização é tripartida por Cátia Santos, Tiago Baptista e Pedro Pires. Os dois primeiros realizadores são responsáveis do vídeoclip “Feel the colors” (2011):
E a transmissão na televisão?
Cátia Santos revelou ao dezanove.pt que “ainda há muito trabalho a desenvolver” antes de apresentar a série a um canal de televisão.
Générico SEIS.NOVE:
Promo SEIS.NOVE: