Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

SEIS.NOVE: esta série vai dar que falar em Lisboa e Castelo Branco (com vídeos)

É um projecto de audiovisual e multimédia dos alunos da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco. A estreia está marcada para 13 de Julho no Cine-Teatro da cidade albicastrense.

Os criadores de SEIS.NOVE levaram a cabo um episódio piloto de uma série televisiva e tentaram definir aquilo que poderia ser o rumo de uma primeira temporada. A série oscila entre o dramático e o cómico e quer ser “uma lufada de ar fresco, uma visão nova e irreverente do que é a vida dos jovens portugueses, sem tabus nem censura” […] e procura “essencialmente chocar o espectador, com uma frontalidade e sensualidade pouco comuns nas produções nacionais”. Homossexualidade, o consumo de drogas, o estilo de vida nocturno e a negligência familiar são alguns dos temas da série.

O guião de SEIS.NOVE foca-se em Santiago (Viriato Quintela), personagem principal, de 25 anos, que depois de traído pela namorada se vai deparar com um mundo de vícios e loucuras quando ruma a Lisboa, onde vai viver com um casal de lésbicas e com o seu amigo de infância. A vida do casal lésbico tenta transparecer a naturalidade com que a homossexualidade é vivida no seio de uma faixa etária mais nova, mostrando como apesar do preconceito de alguns membros da sociedade, esta orientação sexual é aceite e respeitada por grande parte do núcleo de amigos e da própria família.

Em simultâneo, este protótipo em formato série, pretende mostrar ao espectador que a orientação sexual não interfere com a sanidade das personagens. No entanto, a série dá a conhecer situações de desconforto e preconceito com que homo e bissexuais têm de lidar.

Aos jovens actores (Viriato Quintela, Miguel Lemos, Bárbara Gomes, Cláudia Silva, Sofia Príncipe e Mónica Morado) somam-se actores com provas dadas na televisão: José Eduardo e Teresa Madruga.

O argumento é de Diogo Azevedo e a realização é tripartida por Cátia Santos, Tiago Baptista e Pedro Pires. Os dois primeiros realizadores são responsáveis do vídeoclip “Feel the colors” (2011):

 

 

E a transmissão na televisão?

Cátia Santos revelou ao dezanove.pt que “ainda há muito trabalho a desenvolver” antes de apresentar a série a um canal de televisão.

 

Générico SEIS.NOVE:

 

Promo SEIS.NOVE:

 

Já segues o dezanove no Facebook?

1 comentário

Comentar