Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

E se fosse proibido seres como és? (com vídeo)

Esta é a ideia por detrás da campanha digital lançada esta quarta-feira pela associação Kaleidoscope Trust. Esta iniciativa, que conta com o apoio de Elton John e do actor John Barrowman, pede o fim das leis que criminalizam a homossexualidade.

A campanha apela ao público que adira a este protesto de âmbito internacional e demonstre o seu apoio na defesa dos direitos humanos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgénero (LGBT).

O vídeo, realizado pela agência M&C Saatchi, apresenta uma série de situações nas quais pessoas comuns são insultadas, discriminadas e espancadas por terem olhos azuis, cabelo loiro ou castanho, serem carecas ou terem mais de 40 anos de idade. No final do vídeo pode ler-se: "Imagina se fosse ilegal seres como és. Actualmente, é ilegal ser homossexual em 78 países. Em cinco destes países a pena máxima é a morte."

A campanha publicitária foi lançada como parte das festividades do World Pride que vão ter lugar em Londres no próximo Sábado, 7 de Julho, e que inclui entre outros eventos a Marcha do Orgulho Gay.

O director executivo da Kaleidoscope Trust, Harjeet Johal, declarou: "Esperamos que este vídeo sirva para lembrar às pessoas que podemos desfrutar de muitas liberdades na Grã-Bretanha, mas que essas mesmas liberdades são negadas a milhares de pessoas em todo o mundo. Londres é a cidade anfitriã do World Pride este fim-de-semana, mas enquanto celebramos as nossas liberdades convém não esquecer os milhares de pessoas que são criminalizadas nos seus próprios países devido à sua sexualidade. Ser homossexual nunca deveria ser considerado crime."

 

Lúcia Vieira

Já segues as notícias do dezanove no Facebook?