Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

“O Bob Esponja é gay”

Esta é a “ameaça” revelada pela Comissão Nacional sobre assuntos para a defesa da moral da Ucrânia. Num estudo elaborado a pedido deste organismo ucraniano a série animação é classificada como "uma ameaça real para as crianças". Esta comissão quer agora proibir a série de ser exibida naquele país, avançou o diário ucraniano "Ukrainskaya Pravda".

Mas não é apenas a série Bob Esponja (SpongeBob SquarePants no original) que é visada no estudo que analisou as principais séries de animação transmitidas na televisão ucraniana. Séries como "Os Simpsons", “Family Guy”, "Pokémon", "Teletubbies" e "Futurama" são considerados projectos que visam a destruição da família.

Segundo uma psicóloga citada pelo estudo, as crianças com idades entre os três e os cinco anos que acompanham este tipo de séries "tendem a imitar os trejeitos das personagens e a fazer brincadeiras diante de adultos que não conhecem". A mesma psicóloga refere que a série "Teletubbies" mostra "a criação propositada de um homem “anormal', que passa o dia todo diante da televisão com a boca aberta e a engolir qualquer tipo de "informação" conforme a "psicologia dos perdedores".

A série norte-americana SpongeBob SquarePants foi criada em 1999 pelo biólogo marinho Stephen Hillenburg. Embora se assemelhe a uma esponja de cozinha, Bob é uma esponja-do-mar extremamente enérgica e optimista, que vive dentro de um ananás no fundo do oceano com um caracol que que mia.

Não é a primeira vez que a série é alvo de observações similares. Além de várias versões de vídeos na internet em que a personagem de animação é considerado gay, em 2005 o grupo conservador norte-americano Focus on the Family afirmou que o remake do vídeo “We Are Family” onde aparecia Bob Esponja era um veículo de propaganda gay.

 

Já segues as notícias do dezanove no Facebook?