Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Vasco Araújo expõe vídeo anti-discriminação no FUSO

A quarta edição do festival FUSO - Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa – começa a 21 de Agosto e é dedicada às questões sociais. O festival tem lugar em seis espaços ao ar livre da capital onde vai ser possível ver filmes de vários realizadores.

Vasco Araújo é um dos artistas presentes na categoria vídeo. O seu trabalho “About being different”, de 2007, é resultado de dois meses de residência no Baltic Contemporary Art Center em Newcastle (Reino Unido) e estará patente no BES Arte & Finança (junto ao Marquês de Pombal) até 7 de Setembro.

No vídeo, segundo o artista, “apesar de nada ter a ver com o mundo LGBT, fala-se de discriminação em geral e também de discriminação de gays.” Vasco Araújo quis trabalhar a partir da ópera Peter Grimes de Benjamim Britten, por se tratar de uma ópera que se passa em Inglaterra junto ao mar, tal como Newcastle, e por outro lado porque se trata de uma história sobre um pescador que queria ficar rico e a comunidade não o compreendia, chegando mesmo a acusá-lo de ter morto e violado um rapaz. No vídeo são entrevistados cinco padres protestantes (vicars) que respondem a várias perguntas após terem visto o vídeo da ópera Peter Grimes. A estas imagens e excertos de testemunhos dos padres juntam-se imagens de bairros sociais típicos ingleses, que funcionam como contraponto tanto aos planos dos padres como aos planos de texto ou intertítulos que vão pontuando o vídeo

Depois de ter sido apresentado no Reino Unido, EUA, Canadá e França só foi apresentado em Portugal em 2010 aquando da exposição “Investigations of a Dog”, da Ellipse Foundation em Alcoitão. Regressa agora para ser visto pelo grande público pela mão do curador Nuno Crespo.

 

Notícia corrigida a 18 de Agosto com menção à edição correcta do festival FUSO.

 

Já segues as notícias do dezanove no Facebook?

 

1 comentário

Comentar