Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Como vai ser o Pride Azores

Começa já a 28 de Agosto e prolonga-se até 1 de Setembro. O primeiro Pride Azores vai decorrer em Ponta Delgada. "Espero que a Marcha seja um dos pontos mais altos do Festival Pride Azores. Sendo a primeira manifestação LGBT nos Açores e com o apoio dos nossos simpatizantes, espero que algumas pessoas se juntem nas Portas da Cidade a prol dos direitos humanos para todos os seres humanos", contou ao dezanove Terry Costa (foto), presidente da associação Pride Azores, responsável pela semana que vai pôr os direitos LGBT em destaque no arquipélago.

 

Logo a 28 de Agosto, às 18h, decorre na Biblioteca Pública a sessão de abertura "Porquê Pride Azores?", o lançamento da campanha "Famílias", em parceria com ILGA, e a apresentação de historias LGBT em vídeo. Ao longo da semana decorrem mais sessões de esclarecimento, debates e declamação de poesia. Para o último dia, Sábado, estão agendadas a Marcha e a Festa Pride.

A Marcha tem como padrinhos o descendente de micaelenses Chris Frederick (director executivo de New York Heritage Pride), António Serzedelo (presidente da Opus Gay) e Judite Canha Fernandes (Centro de Informação, Promoção e Acompanhamento de Políticas de Igualdade).

"Tem sido uma caminhada difícil mas chegamos aqui com um programa digno. A oportunidade existe e isso é o principal. Agora não interessa se são uma dúzia ou uma centenas de pessoas que vão participar, o facto é que agora existe", refere Terry Costa a propósito do programa de actividades. O evento tem o apoio do Governo Regional dos Açores, mesmo assim, o responsável ressalva que "a Marcha não tem apoio financeiro pois é realizada 100 por cento voluntariado. Algumas associações já se juntaram e vão participar", sublinha.

 

Programa completo Pride Azores

 

Terça 28 de Agosto

18h Sessão de abertura do Festival Pride Azores; "Porquê  Pride Azores?";  lançamento da campanha/cartaz "Famílias" (em parceria com ILGA); Historias LGBT em vídeo. Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

 


Quarta 29 de Agosto

18h Poemas no Jardim; Jardim de Antero de Quental.

19h30 Conferência de Assuntos LGBT ; participação da UMAR, Novo Dia - CIPA, APFSSR, APAV, entre outros. Biblioteca Pública.

 

Quinta 30 de Agosto

18h Vais Participar na Marcha? Sessão informativa e oportunidade de se fazer grupos para trabalharem juntos na Marcha; Jardim de Antero de Quental.

19h30 Conferência de Assuntos LGBT - "Ser LGBT nos Açores"; Biblioteca Pública.

 


Sexta 31 de Agosto

21h30 LGBT nas Artes e no Mundo; convidados os padrinhos da Marcha: o descendente de micaelenses Chris Frederick (director executivo de New York Heritage Pride), António Serzedelo (presidente da Opus Gay) e Judite Canha Fernandes (Centro de Informação, Promoção e Acompanhamento de Políticas de Igualdade).


 

Sábado 1 de Setembro

17h Marcha LGBTS. Congregação e preparação nas Portas da Cidade de Ponta Delgada;

18h Início da manifestação nas Portas da Cidade e até às Portas do Mar.

19h Festa Pride. Local: Tentorium, Portas do Mar. Participação de Alexandra Boga (cantora/viola da terra), André Moniz (Michael Jackson Impersonator), Catarina Fernandes (performer), DF (cantor), Nuno Martins (cantor), Suelly Pluma (transformista), The Boys Gone Wild (dance performance) e personagens de Vítor Oliveira (make-up artist)