Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Ser LGBT nos Açores: “A religião tem um peso enorme”

Uma conversa acerca dos vários motivos para participar na 1ª Marcha LGBT dos Açores deu início ao terceiro dia de actividades do Festival Pride Azores. Os testemunhos na primeira pessoa foram dados num debate intitulado “Ser LGBT nos Açores”.

Participantes com idades entre os 20 e os 50 anos partilharam experiências e histórias, nem sempre boas, vividas no arquipélago. A ideia de que não existe qualquer “benefício” em assumir a homossexualidade nos Açores foi generalizada.

Depois da apresentação de um conto original na sessão de “Poemas no Jardim”, foi a vez de um aluno do ensino secundário, Filipe Malaquias, expor um ensaio da sua autoria sobre homossexualidade. O debate foi bastante participado, reflexo da necessidade em debater a temática LGBT num lugar onde a criação de espaços de debate são escassos.

O dezanove.pt falou com uma das presentes da mesa, Laura Sequeira, de 20 anos (na foto) que conta que “a opressão em São Miguel é muito maior porque as famílias são mais conservadoras e a religião tem um peso enorme”. Laura, a estudar Filosofia em Lisboa, diz ainda que “em comparação com Lisboa, o anonimato protege as pessoas homossexuais e aqui [São Miguel] há falta de espaços para expressão gay”.

No decorrer das actividades todas as pessoas participantes reconheceram a importância da realização de uma marcha, como um passo para a visibilidade.

A primeira marcha do Orgulho LGBT dos Açores tem lugar este Sábado, 1 de Setembro, em Ponta Delgada, com a concentração marcada para as 17 horas nas Portas da Cidade e início às 18h.

 

 

Cassilda Pascoal, em Ponta Delgada

 

Já segues o dezanove no Facebook?

 

Os leitores do dezanove.pt poderão acompanhar a 1ª Marcha do Orgulho LGBT dos Açores através do Facebook do dezanove e através do twitter @dezanovept com a hastag #orgulho2012.

 

1 comentário

Comentar