Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

“Onde há amor, há heróis”: O vídeo da ILGA Portugal em prol da parentalidade

Uma escola, um filho, um pai, um quotidiano como tantos outros. O desafio em formato vídeo foi lançado por Cátia Domigues e por uma equipa de jovens cinéfilos que quiseram “fazer uma curta publicitária em torno de questões LGBT para o festival de curtas em Nova Iorque”, refere Isabel Advirta, vice-presidente da associação ILGA Portugal.

O resultado que retrata esta família arco-íris (mais sobre o conceito aqui), foi agora conhecido e já está a circular na internet (vídeo infra) desde esta quinta-feira.

Ao dezanove.pt a argumentista Cátia Domingues explica que "o tema do LGBT era uma coisa que, à partida, nos interessou e a escolha pela questão específica de travestismo foi simplesmente por não ser tão falada, não é tão perspectivada como se calhar algumas outras. Quisemos preencher esse espaço que ainda havia através de um ângulo mais impactante e ao mesmo tempo inocente.  A ideia de todo o vídeo ser do ponto de vista de uma criança de 7 anos, cujo imaginário a leva a pensar que o pai é um super-herói como os dos filmes e bandas desenhadas, veio consequentemente." A jovem argumentista remata "com este projecto nascido da proactividade queremos, mesmo, é que se abordem os novos conceitos familiares para que se promova a empatia com a comunidade."

Co-relacionado com o enredo do vídeo encontra-se o reconhecimento legal da adopção por ambos os membros de casais do mesmo sexo e cuja discussão regressará ao Parlamento durante o mês de Setembro. Actualmente está a decorrer uma petição online dirigida ao Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho sobre o tema.

Paulo Monteiro
 

3 comentários

Comentar