Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Quem disse que o terror não pode ser LGBT?

Quem disse que o terror não pode ser LGBT? A comprová-lo estão os milhares de jovens - e não só - que são literalmente perseguidos, quer pelos pares, quer por grupos radicais anti tudo e mais alguma coisa. O filme "Red State" (2011) do humorista Kevin Smith, a ser exibido hoje no MOTELx 2012 pelas 16h45 na Sala Manoel de Oliveira e no Sábado na Sala 3 às 19h30, é livremente inspirado na congregação cristã radical Westboro Baptist Church, que tem como divisa “God hates fags”.

Apesar do filme não retratar "a vida e obra" da seita homofóbica em que se inspira, faz um retrato bem vivo e presente do que pode ser uma seita radical, cheia de fundamentalismo que povoa o interior da América. "Red State" marca uma viragem de Kevin Smith da comédia provocadora para um terror que emerge da América profundamente conservadora dos estados vermelhos (republicanos).

O filme retrata um grupo de três adolescentes que, ao responderem a um aliciante convite sexual combinado pela internet, são apanhados na teia de uma seita de fanáticos religiosos, liderados pelo pastor Abin Cooper (Michael Parks), que planeia acções radicais para retirar o pecado do mundo. A viagem alucinante dos jovens começa quando estes acedem a um convite online de uma mulher mais velha. No entanto, as suas fantasias sexuais depressa se transformam em algo sinistro e terrífico. O grupo radical cristão e o seu líder mantém-nos em cativeiro forçando os rapazes a testemunhar algumas execuções antes de serem preparados para a sua própria morte...

Com John Goodman e Melissa Leo, para além de Parks, o filme venceu o Prémio para Melhor Filme e Melhor Actor (Michael Parks) no Sitges 2011 - 44.º Festival Internacional de Cinema Fantástico da Catalunha.

 

Programação do MOTELx - 6.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa em http://www.motelx.org/

 

Luís Veríssimo


Já segues o dezanove no Facebook?