Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Assim foi o Orgulho LGBT em Portugal e no Mundo

Há um mês Ponta Delgada recebia pela primeira vez no arquipélago açoriano a manifestação do Orgulho LGBT. Tratou-se de um dia histórico nos Açores com centenas de participantes a percorrer o centro de Ponta Delgada e milhares de pessoas nos passeios a assistir ao culminar do festival Pride Azores. A partir da capital açoriana, Cassilda Pascoal relatou entre terça-feira, dia de arranque do festival, e Sábado, as conferências e eventos mais importantes do Pride Azores.

Desta forma, chegou ao fim a cobertura do dezanove.pt das Marchas do Orgulho LGBT de Portugal em 2012.

Coimbra, a 17 de Maio e coincidindo com o Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia e Transfobia, foi a cidade a abrir o calendário do Orgulho 2012. Participaram cerca de meio milhar de pessoas. Em Lisboa a celebração do Orgulho LGBT saiu às ruas pela 13ª vez e no Porto assinalou-se a 7 de Julho a sétima edição que fez marchar centenas de defensores dos direitos humanos. A equipa do dezanove.pt acompanhou ainda em directo o Arraial Pride.

 

As marchas celebram o orgulho em se ser LGBT por oposição à vergonha e, em simultâneo, assinalam os acontecimentos de resistência à violência homo e transfóbica ocorridos no bar Stonewall Inn, em Nova Iorque, no ano de 1969. O episódio vivido em Christopher Street constitui um marco na luta contra a opressão e um grito de libertação na história das pessoas LGBT.

 

A participação nas marchas do Orgulho LGBT foi o tema do inquérito disponível no dezanove.pt durante o Verão. Dos 1073 leitores que expressaram a sua opinião através do voto, 34,3 por cento afirmou que iria participar em alguma Marcha do Orgulho LGBT. Por seu turno, 29,82 por cento respondeu que não iria participar em nenhuma marcha. Aproximadamente um terço (27,31 por cento) dos leitores que decidiu responder ao inquérito assinalou a impossibilidade de participar, embora gostasse de o fazer. As razões da não participação neste tipo de manifestações não foram questionadas. Apenas 8,57 por cento respondeu que talvez participasse num evento do género.

 

Todas as celebrações do Orgulho LGBT onde o dezanove.pt esteve este ano:

Açores: Primeira Marcha do Orgulho LGBT junta milhares nas ruas

Marcha do Orgulho LGBT do Porto

Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa

Marcha do Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia e Transfobia de Coimbra: Meio milhar na Marcha de Coimbra

A exuberância do Gay Pride de Londres

Marcha do Orgulho LGBT  de Berlim

Como foi o Orgulho LGBT de Madrid

Mais de três milhões de pessoas participaram na Parada Gay de São Paulo

Como a comunidade LGBT está a ganhar visibilidade em Moçambique

 

 

Já segues as notícias do dezanove no Facebook?

1 comentário

Comentar