As experiências homossexuais dos hetero portugueses
Durante quatro semanas, a Revista do semanário Expresso apresentou os resultados daquele que se apresenta como o mais completo inquérito realizado pela imprensa portuguesa sobre a vida sexual dos portugueses. Foram inquiridos 1220 indivíduos maiores de 18 anos.
E o que dizem as conclusões? Comecemos pela orientação sexual: 77,5% dos portugueses diz-se exclusivamente heterossexual, 2,1% predominantemente heterossexual, 1,6% exclusivamente homossexual, 0,6% bissexual e 0,4% predominantemente homossexual. Os restantes inquiridos preferiram não responder.
Entre os homens e mulheres que se descrevem como exclusivamente ou predominantemente heterossexuais, quantos beijaram na boca ou tiveram algum contacto sexual com alguém do mesmo sexo? A resposta é 5,7%. E entre os mesmos hetero, quantos tiveram relações sexuais com uma pessoa do mesmo sexo? Um por cento. Aliás, 1,3% dos heterossexuais garante que já teve uma atracção por uma pessoa do mesmo sexo. Afinal, o conceito de orientação sexual, a avaliar pelas conclusões, parece ser maleável.
Ao todo foram 100 perguntas sobre práticas sexuais, fantasias eróticas, infidelidade, comportamentos de risco, orientação sexual, entre outros.