Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Técnico: Três estudantes impedidos do doar sangue por serem gays

Pelo menos três estudantes universitários, do sexo masculino, viram ser recusada a doação de sangue por terem tido relações homossexuais. Segundo denuncia a CASA (Centro Avançado de Sexualidades e Afectos) os estudantes foram questionado se já tinham tido "comportamentos homossexuais". Perante a resposta positiva, foi-lhes vedada a possibilidade de doarem sangue.

 

Este episódio decorreu durante uma iniciativa de recolha de sangue promovida pelo Instituto Português de Sangue e da Transplantação no Instituto Superior Técnico (Lisboa), na Sala de Alunos do Pavilhão de Engenharia Civil. Esta recolha de sangue decorre durante esta semana naquela instituição e termina na sexta-feira.

A CASA acusa agora o Instituto Português de Sangue e da Transplantação de uma vez mais violar "gravemente a Resolução da Assembleia da República nº39/2010, que recomenda a adopção de medidas que visem combater a discriminação dos homossexuais nos serviços de recolha de sangue e na qual se aconselha a 'reformulação de todos os questionários que contenham enunciados homofóbicos'".

A associação relembra que "a pergunta formulada, apenas verbalmente e unicamente a elementos do sexo masculino discrimina, de forma grosseira, os potenciais dadores de sangue com base na orientação sexual não tendo, inclusive, qualquer fundamentação clínica ou científica". Por várias vezes o Bloco de Esquerda se tem pronunciado sobre esta questão.

 

5 comentários

Comentar