Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Sangue: Acção de protesto confirma impedimento a dadores homossexuais

A acção de protesto levada a cabo este Sábado junto do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, em Lisboa, confirmou pelo menos mais um caso de negação de doação de sangue a um homossexual.

 

Depois de uma convocatória nas redes sociais um grupo de activistas reuniu-se na tarde de Sábado junto do IPST para tentarem doar sangue. O grupo envergava cartazes onde podiam ser lidas mensagens como “O meu sangue não é pior do que o de ninguém” ou “O sangue gay também salva vidas”.

Aquando da tentativa de dádiva de sangue por parte de um homossexual (o relato completo pode ser lido aqui), a técnica de saúde assistente recusou a dádiva depois do jovem que queria ser dador confirmar que mantinha uma relação com um homem. A recusa deu origem a uma reclamação exposta no livro de reclamações. O próximo passo será mandar uma carta ao Ministério da Saúde com o relato da situação e a exigir o fim da discriminação no acesso de homossexuais às doações de sangue. 

A ideia do protesto deste Sábado, organizado pelo responsável do blog Bichas Cobardes, surgiu depois de terem sido conhecidos novos casos de impedimento de dadores de sangue no Instituto Superior Técnico. O caso foi denunciado há duas semanas pela associação CASA e deu a conhecer que três estudantes universitários viram a dádiva de sangue recusada depois de terem respondido que mantinham relações homossexuais.

 

Álbum de fotos de Filipe Mira sobre a acção de protesto aqui.

 

Já segues o dezanove no Facebook?

 

1 comentário

Comentar