Portugal não participará no Festival Eurovisão da Canção em 2013
A Rádio e Televisão de Portugal (RTP) não participará naquele que é considerado o mais importante festival de música europeu, o "Eurovision Song Contest" (ESC).
Segundo uma nota informativa da estação pública divulgada hoje, no próximo ano a RTP vai trazer a público "um novo modelo de programação em que a música e os músicos portugueses terão um papel muito relevante.
Realizar um evento que permita concretizar o lançamento de novos valores que possam ser os principais intérpretes da indústria musical portuguesa do futuro e que traga, de novo, dignidade à participação de intérpretes e compositores nacionais num programa de serviço público abrangente e de qualidade é o objectivo da RTP. Sabendo que a actual conjuntura orçamental não permite que se possam acumular eventos de monta e que, portanto, há que optar por aqueles que tragam maior dignidade, sendo, simultaneamente mais abrangentes, a RTP anunciou hoje às entidades competentes a sua não participação no Eurofestival de 2013 na Suécia."
A Agência Lusa dá conta que as razões da não participação da estação lusa de televisão no certame se devem a restrições orçamentais. Em 2013 a 58ª edição do festival realiza-se na cidade sueca de Malmo. Em 2012, a canção portuguesa "A minha vida" de Filipa Sousa não alcançou o apuramento para as meias-finais.
O ESC é transmitido para todo o planeta alcançando uma audiência média de 125 milhões de espectadores. Portugal participou pela primeira vez no festival em 1964 com a canção "Oração" de António Calvário. Desde 1964, esta será a quarta vez que Portugal não participa no Festival Eurovisão da Canção, depois de 1970, 2000 e 2002.
Outras notícias sobre o Festival Eurovisão da Canção aqui.