Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

DSM-5: Pessoas transexuais já não são consideradas doentes mentais

Este é um dos resultados da última revisão do manual DSM-5, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, que já não considera o Trastorno de Identidade de Género, escreveu o El Pais. A publicação, considerada a nova "bíblia" psiquiátrica, vai ver a luz do dia no próximo mês de Maio, mas as categorias e critérios da mesma já se encontram aprovadas pelo Conselho que esteve a rever a obra.

 

O DSM é elaborado pela Associação Americana de Psiquiatria (APA), que mantém a “disforia de género”, isto é, a angústia de que sofre uma pessoa que não se encontra identificada com o seu sexo masculino ou feminino.

Este é um processo semelhante ao da normalização da homossexualidade cuja menção enquanto doença mental foi retirada deste manual em 1973. Apenas se manteve até 1986 o termo “homossexualidade egodistónica”, que significa a angústia de que padece um gay ou uma lésbica pelo facto de o ser.

O DSM existe há 60 anos e esta é a sua quinta revisão. É há seis décadas a mais importante ferramenta de trabalho para psiquiatras, psicólogos e outros especialistas no assunto. A revisão durou seis anos e contou com o trabalho de 1500 especialistas oriundos de 39 países e milhares de contributos online por parte de interessados.

No entanto, perante a OMS (Organização Mundial de Saúde), menos utilizada pelos profissionais, é mantido transtorno. Regra geral, a OMS segue a posteriori as orientações da APA.

No âmbito da campanha STOP Patologização 2012, foram várias nos últimos anos as manifestações públicas para que a transexualidade fosse retirada dos manuais psiquiátricos. Uma das últimas acções decorreu em Outubro último em Lisboa. (vídeo da acção abaixo).

 

 

Já segues diariamente as notícias do dezanove no Facebook?

 

2 comentários

Comentar