Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

O primeiro prémio ILGA World foi atribuído à Presidente da Argentina (com vídeos)

Cristina Kirchner, a presidente da Argentina, foi distinguida pela mais representativa associação de defesa dos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgéneras e intersexuais no planeta, a ILGA World.

 

Esta foi a primeira vez que a associação internacional fez esta distinção. O prémio foi entregue pelo Secretário Geral da ILGA World, Pedro Paradiso Sottile, esta quarta-feira, em Estocolmo, e recebido pelo Vice-Presidente da Argentina Amado Boudou e pelo Senador Aníbal Fernández. O prémio atribuído pela ILGA World destina-se a galardoar o “forte empenho para com a igualdade das pessoas LGBTI” da Presidente da Argentina.

Em 2010 o seu discurso aquando da regulamentação pela igualdade no acesso à lei do casamento foi amplamente elogiado por vários activistas dos direitos humanos. A Argentina foi o primeiro país da América Latina a aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo em Julho de 2010. Já em 2012, no mês de Março, a Argentina permitiu o casamento a cidadãos estrangeiros. Em Maio os argentinos viram aprovada a Lei de Identidade de Género. E em Agosto foi a vez do primeiro casal homossexual poder registar um filho com o apelido de ambos os pais.

No vídeo que acompanha a notícia é possível ver o momento da cerimónia de entrega do prémio aos membros do estado argentino que representaram Kirchner na Suécia, bem como uma ligação em directo com a mensagem da Presidente a explicar os avanços contra a discriminação possíveis com a aprovação destas leis na Argentina: "Não gosto de falar da palavra tolerância [...] gosto de aceitar a diferença. É isso ser uma profundamente sociedade democrática, onde ninguém tenha privilégios e todos sejamos iguais perante a lei. [...] É assim que vejo este prémio como [símbolo de] uma sociedade democrática."

A ILGA World foi fundada em 1978, integra mais de 900 associações de defesa dos direitos das pessoas LGBTI em todo o mundo, entre os quais a associação ILGA Portugal. Em 2011 a associação obteve o estatuto de membro consultivo junto da Organização das Nações Unidas.