Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

LGBT 2013: O que não podes perder este ano em Portugal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O dezanove ajuda-te a organizar a agenda de eventos do Portugal LGBT em 2013.

 

O primeiro evento está agendado para dia 19 de Janeiro em Lisboa. A 10ª edição dos Prémios Arco-Íris terá lugar no Ritz Club a partir das 21h30. O objectivo da cerimónia é premiar personalidades e instituições que se distinguiram na luta contra a homofobia. A entrada é livre. A partir da meia-noite haverá no mesmo local uma festa com os DJs D.M.A. (disc my ass) e António Almada Guerra. O valor de entrada na festa é de três euros.

No ano em que comemora o décimo aniversário, a associação de jovens LGBT rede ex aequo realiza a 10ª edição do Ciclo de Cinema LGBT. A iniciativa pretende sensibilizar os jovens para questões relacionadas com a homossexualidade, bissexualidade e transgenerismo, especialmente no que diz respeito à fase do "assumir-se para si próprio". O ciclo irá realizar-se entre 1 e 3 de Fevereiro na Sede do CNJ, Rua dos Douradores, 106-118, 4º piso, em plena Baixa de Lisboa. Dependendo dos voluntários da associação espalhados pelo país, alguns filmes poderão ser vistos noutras cidades. Certas são já as datas no Porto (5 a 7 de Abril). Em Setúbal a calendarização prevista é em Setembro.

O 1º Encontro para Jovens Transgéneros será organizado a 16 de Março pela rede ex aequo. Será uma oportunidade para o convívio entre os e as jovens transgéneros que vivem em Portugal. Mais informações serão divulgadas pela associação juvenil em breve.

A 17 de Maio deverá repetir-se a Marcha que assinala Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia e Transfobia. O ano passado foi assim em Coimbra. Outras iniciativas marcarão este dia de luta noutros pontos do país.

A comunidade bear, isto é, os ursos, regressam com o festival Lisbon Bear Pride entre 30 de Maio e 2 de Junho. A organização é do Bar Tr3s, no Príncipe Real.

Em Junho começa o mês do Orgulho LGBT. Ao longo de todo o mês é relembrado o protesto de Stonewall, ocorrido a 28 de Junho de 1969.

Em Lisboa, o Arraial Pride, a maior festa ao ar livre que celebra o Orgulho LGBT em Portugal, está marcada para o último Sábado de Junho, dia 29. Recorda os melhores momentos da maior festa de 2012 aqui. Uma semana antes (22 de Junho) deverá ser a vez da Marcha do Orgulho LGBT percorrer pela 17ª vez as ruas da capital. O ano passado a Marcha do Orgulho foi acompanhada a par e passo pelo dezanove, recorda esses momentos.

Habitualmente realizada em Julho, a data para a Marcha do Orgulho LGBT do Porto ocorrerá dia 6. Recorda como foi o Orgulho na Invicta em 2012 aqui.

Em Agosto decorrerá o habitual acampamento para jovens LGBT e simpatizantes, organizado pela rede ex aequo. Desta vez as datas escolhidas são entre 18 a 26 de Agosto.

Pela segunda vez a Marcha do Orgulho LGBT sairá às ruas dos Açores. Será a 31 de Agosto que a associação Pride Azores levará a cabo mais esta iniciativa em território insular. A primeira Marcha do Orgulho LGBT nos Açores foi considerado o Acontecimento Nacional do Ano em 2012.
 

Setembro é o mês do cinema. O Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa regressa de 20 a 28 de Setembro. Será a 17ª edição do Queer Lisboa, o mais antigo festival de cinema da capital.

Em Aveiro será organizado pela 8ª vez o evento Diversidade na Cidade, uma iniciativa do grupo de jovens local da rede ex aequo. Cinema, exposições e debates fazem habitualmente parte do programa. Está agendado de 18 a 26 de Outubro.

O ano fecha com os Prémios Média promovidos pela rede ex aequo a 7 de Dezembro. A cerimónia distingue aqueles que ao longo do ano com o seu trabalho mais contribuiram para o erradicar de preconceitos junto da juventude LGBT.

 

Ao longo do ano esta notícia será actualizada com mais informações.

 

Já segues o dezanove no Facebook?

E a Agenda LGBT?

2 comentários

Comentar