Whoopi Goldberg galardoada por ser apoiante dos Direitos Humanos
A actriz e activista Whoopi Goldberg vai ser homenegeada pela Fundação pelos Direitos Humanos (HRC) com o Prémio Aliada da Igualdade 2013. O prémio é entregue a pessoas “que não pertencendo à comunidade LGBT são seus aliados e defendem os seus direitos”.
A co-apresentadora do programa “The View” é uma apoiante de longa data dos direitos LGBT. Em Junho passado a actriz foi a anfitriã das celebrações do Orgulho LGBT de Nova Iorque e, em 1987, fez um discurso na marcha pelos direitos LGBT em Washington. Nesse discurso, considerado histórico, declarou “Mr Reagan, o senhor explicou que às vezes as pessoas ignorantes actuam de uma certa forma [para com as pessoas portadoras do vírus VIH] assustadora. Quanto tempo é preciso para as pessoas se educarem? Não estamos a falar de pessoas iliteradas. Estamos a falar de senadores e congressistas e do raio do presidente!”
Numa nota de imprensa, o Presidente da Fundação pelos Direitos Humanos, Chad Griffin declarou: “estamos orgulhosos por homenegear a Whoopi Goldberg com este prémio pelo seu empenho para com a comunidade LGBT. A Whoopi está sempre pronta a defender a nossa comunidade e é uma amiga de longa data.”
Em 2012 este prémio foi atribuído à actriz Sally Field, a matriarca da série “Irmãos e Irmãs”.
Lúcia Vieira