Parlamento britânico legaliza casamento entre pessoas do mesmo sexo em Inglaterra e País de Gales
Esta terça feira os deputados britânicos votaram o projecto-lei que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O primeiro-ministro David Cameron apoia a alteração da lei, mas não conseguiu reunir o consenso dentro do partido conservador.
A proposta de lei foi aprovada na Câmara dos Comuns por 400 votos contra 175, incluindo de vários deputados do partido de Cameron. Antes da votação Cameron afirmou “Sou um adepto do casamento. O casamento ajuda as pessoas a empenharem-se mutuamente e considero que essa é a razão pela qual os homossexuais também devem casar-se [...] Este é um importante passo em frente que fortalece a sociedade”.
Tudo leva a crer que os primeiros casais do mesmo sexo possam celebrar o seu casamento civil a partir de 2014 em Inglaterra e no País de Gales. De fora ficam a Escócia e a Irlanda do Norte. No que respeita ao casamento religioso cada confissão religiosa decidirá se autoriza a celebração dentro dos seus templos. A excepção aplica-se no caso da Igreja maioritária deste país. A Igreja Anglicana opõe-se a celebrar estas cerimónias.
A votação desta terça-feira é um passo determinante para a aplicação da lei, que ainda tem de subir à Câmara Alta (Câmara dos Lordes).
Notícia corrigida às 21:41 substituindo Grã-Bretanha por Inglaterra.