Lançada petição pela criação do Dia Nacional de Combate à Homofobia
17 de Maio é a data escolhida pelos subscritores de uma petição que pretende ver consagrado de forma oficial em Portugal o Dia Nacional de Combate à Homofobia. A criação deste dia terá de ser feita pela Assembleia da República.
A petição online foi lançada pelos colaboradores do dezanove.pt pretende reunir quatro mil assinaturas que serão dirigidas ao Parlamento com vista à institucionalização do dia que já é assinalado de forma oficial em países como a Bélgica ou o Reino Unido. Em Portugal, a data tem registado o apoio de associações de defesa dos direitos das pessoas LGBT, não existindo nenhum compromisso público por parte das entidades oficiais.
No texto da petição são expostas várias razões que determinam a necessidade de se sensibilizar a sociedade portuguesa para este tema. Um estudo da rede ex aequo e do ISCTE demonstra que 42 por cento dos jovens entre os 12 e os 20 anos já foram vítimas de bullying. Os dados do último Eurobarómetro revelam que a orientação sexual, a par da deficiência, é apontada como o principal motivo para a discriminação em Portugal. A petição pode ser assinada online aqui.
Apenas serão validadas os signatários que inscrevam o seu nome completo, o número de Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão português e depois activem a assinatura através do link recebido na caixa de e-mail.