O argentino Jorge Mário Bergoglio é o novo Papa Francisco I
Habemus Papam: O cardeal argentino Jorge Mário Bergoglio, de 76 anos, é o sucessor de Bento XVI. O novo Papa adoptou o nome de Francisco I. A decisão foi conhecida esta quarta-feira após dois dias e quatro votações de um conclave que reuniu 115 cardeais. Este é o primeiro papa oriundo de um país onde o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a lei de identidade de género são permitidos.
Em 2010 o cardeal Bergoglio foi um dos fortes opositores à aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo na Argentina. Na altura referiu que a adopção de crianças por casais de pessoas homossexuais era uma discriminação contra as crianças: “as crianças precisam de ter o direito de serem criadas e educadas por um pai e uma mãe."
Sobre o casamento disse então considerar que se tratava de uma guerra contra Deus, “uma jogada do Diabo”. Ainda em relação à lei de identidade de género aprovada neste país da América Latina também tem uma posição desfavorável à identificação com o sexo correspondente nos documentos de identificação.
Na altura da aprovação da lei da igualdade no acesso ao casamento Cristina Kirchner apontou o dedo à campanha de Bergoglio contra o casamento e à postura da Igreja Católica como próprias dos “tempos medievais e da Inquisição”.
Recorda as notícias sobre o anterior Papa Bento XVI aqui.
Já segues o dezanove no Facebook?