Associação de homossexuais católicos fala em "profundo desalento" pela eleição do Papa Francisco
A coordenação nacional da associação portuguesa Rumos Novos – Homossexuais Católicos reagiu em comunicado ao anúncio de que o arcebispo de Buenos Aires, Jorge Bergoglio, tinha sido eleito sucessor de Bento XVI.
A associação recebeu o novo Papa com "profundo desalento". "Enquanto homossexuais católicos não nos podemos esquecer das inúmeras posições públicas e no seio da igreja do cardeal Bergoglio nas quais se refere ao casamento entre pessoas do mesmo sexo como sendo 'um plano de Satanás para enganar os filhos de Deus' e que as pretensões dos fiéis homossexuais católicos mais não são do que 'a destruição do plano de Deus'", relembra a associação.
A Novos Rumos sublinha que "estas palavras causaram mágoa e dor a muitos homossexuais católicos em todo o mundo e deixam-nos naturalmente apreensivos sobre se efectivamente poderemos assistir a uma nova postura da igreja, na senda da mensagem de Jesus Cristo". A associação pede para que "reezamos para que este Papa, iluminado pelo Espírito Santo, saiba fazer o corte com um certo modelo de igreja e que saiba escutar os movimentos de fiéis católicos que apelam, de há muito, a uma profunda renovação no seio da igreja".