Poucas expectativas para a abertura do novo Papa às questões LGBT
Após ter sido conhecida a resignação de Bento XVI, o dezanove.pt perguntou aos seus leitores que expectativas tinham quanto ao seu sucessor no âmbito das questões LGBT.
Das 694 pessoas que responderam ao inquérito, 70% declararam que o novo Papa não teria uma maior abertura em relação aos direitos e combate à discriminação da população LGBT. Mais optimistas estão 20,6% que consideram que pode existir essa possibilidade e 9,3% que sustentam que haverá uma mudança face aos antecessores.
Recorde-se que a associação portuguesa Rumos Novos – Homossexuais Católicos recebeu o novo Para Francisco com "profundo desalento". "Enquanto homossexuais católicos não nos podemos esquecer das inúmeras posições públicas e no seio da igreja do cardeal Bergoglio nas quais se refere ao casamento entre pessoas do mesmo sexo como sendo 'um plano de Satanás para enganar os filhos de Deus' e que as pretensões dos fiéis homossexuais católicos mais não são do que 'a destruição do plano de Deus'", relembrou a associação.