Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Em Junho em Lisboa: A primeira conferência internacional de psicologia LGBT

Vai decorrer entre 20 e 22 de Junho, em Lisboa, a primeira conferência em psicologia orientada para pessoas LGBT. A conferência terá lugar no ISCTE-IUL.

O evento pretende criar um diálogo para estudantes, professores e investigadores interessados no estudo da psicologia LGBT, nomeadamente no que diz respeito aos temas mais debatidos dentro desta área de forma a preencher a lacuna existente entre a investigação LGBT e as verdadeiras realidades nas quais estes indivíduos vivem.

O objectivo principal será o de promover a investigação em psicologia orientada para as pessoas LGBT contribuindo, assim, para um desenvolvimento cívico, socialmente consciente e enquadrado no actual panorama social internacional onde cada vez mais se respeita a diversidade sexual. Esta conferência será realizada sobre a assumpção que os tópicos neles debatidos deverão ter um impacto científico, social e político.

Apesar dos avanços sociais que assistimos, no que concerne aos conhecimento sobre as pessoas LGBT existe ainda uma dificuldade em fazer chegar ao público e àcomunidade académica o conhecimento e os resultados de múltiplos estudos que têm sido feitos nos últimos anos. Esta conferência pretende colmatar esta falha na formação de novos profissionais e dar também a conhecer aos jovens estudantes e profissionais este campo da psicologia que ainda não é suficientemente abordado em termos académicos.

Os tópicos debatidos passarão pelos temas da identidade de género, transexualidade (em adultos, crianças e adolescentes), psicoterapias (no que concerne à aceitação da identidade e orientação sexual), aconselhamento psicológico, comunidades LGBT, família LGBT, opressão/bullying/crimes de ódio e suas consequências, homo/bi/transfobia, teoria Queer, relações homossexuais, sexualidade e comportamento sexual ao longo da vida.

No comité organizador da conferência estão, entre outros, nomes como Pedro Alexandre Costa (UBI), Carla Moleiro (ISCTE-IUL) e Henrique Pereira (UBI). Do comité científico constam vários nomes nacionais dos que se destacam Eduarda Ferreira, Conceição Nogueira (Universidade do Minho), Gabriela Moita (Instituto Politécnico do Porto), e Henrique Pereira (UBI) ou Miguel Vale de Almeida (ISCTE-IUL) e ainda vários especialistas na matéria vindos do estrangeiro.

 

Página oficial: http://www.lgbtpsychology2013.com/

 

César Monteiro

 

Já segues o dezanove no Facebook?