Isilda Pegado: "Temos de pensar acima de tudo nos direitos das crianças"
Depois de debater o casamento entre pessoas do mesmo sexo e da lei de identidade de género, o programa "Você na TV" da TVI voltou a abordar mais uma das leis que os signatários da petição "Defender o Futuro" pretendem ver reavaliadas ou revogadas. No programa da TVI da última quinta-feira, foi a vez do tema ser a procriação medicamente assistida.
Isilda Pegado e Abel Matos Santos, defensores da petição de um lado, e do outro, Helena Pinto, do Bloco de Esquerda, foram os intervenientes do debate moderado por Manuel Luís Goucha.
Isilda Pegado defende que não deve haver cidadãos "de primeira e de segunda" e questionou "qual é o cidadão que deseja não ter pai?" ao abrigo desta lei.
A deputada Helena Pinto refere dados do Conselho Nacional de Ética: no último ano nasceram 2000 crianças por métodos de procriação medicamente assistida.
O psicólogo Abel Matos Santos argumenta que dar o direito de dar a uma mulher de ter um filho recorrendo à PMA sem pensar na consequências para as crianças é "puro egoísmo".
Recorde-se que em Janeiro de 2012, as mulheres solteiras e casais homossexuais continuaram fora da PMA, dado que as propostas do BE e de um grupo de deputados do PS foram chumbadas no Parlamento.
Vê ou revê a parte do programa sobre o tema abaixo. Os créditos do vídeo são da página Traveca Like’s 2: