Uma iniciativa que quer pôr os homens de saltos altos (com vídeos)

Em inglês há um ditado que diz : “Não pode saber o que uma pessoa sente até caminhar uma milha nos seus sapatos”. Foi desta ideia que nasceu o movimento “Walk a mile in her shoes” criado por Frank Baird, nos EUA, em 2001. Como o nome indica, a ideia é pôr homens a caminhar uma milha (cerca de 1,6 Km) de saltos altos.
Desde então, um crescente número de homens, mulheres e crianças participam nesta “Marcha Internacional para Homens contra o estupro, agressão sexual e a violência de género”, usando os sapatos de salto vermelho que são a imagem de marca deste movimento.
A marcha “Walk a mile in her shoes” é uma oportunidade de sensibilizar e chamar a atenção, de forma divertida, para as causas, efeitos da violência sexual. E é uma oportunidade de trazer a violência sexual à praça pública. Enquanto este problema permanecer tabu, não se pode fazer nada para o atacar, contudo, espera-se que ao expô-lo se alterem perspectivas, ajudando a melhorar as relações entre os sexos, diminuindo a violência.
Este movimento, que começou com apenas um punhado de homens a passearem-se num parque em saltos altos, está a transformar-se num fenómeno mundial.
Para quando uma iniciativa destas em Portugal?
Lúcia Vieira