França: O emotivo discurso na Assembleia Nacional após a aprovação do casamento (com vídeo)
Depois de uma maratona de debates nas duas câmaras do Parlamento francês, e apesar de protestos frequentes de centenas de milhares de pessoas nas ruas de Paris, a Assembleia Nacional francesa aprovou a 23 de Abril, a lei que permite o acesso ao casamento e à adopção por parte dos casais de pessoas do mesmo sexo.
Dos vários debates realizados tanto na Assembleia Nacional como no Senado francês, a ministra da Justiça, Christiane Taubira, destacou-se pela eloquência e pelo facto de discursar sem notas, sem que isso a impedisse de fazer numerosas referências históricas, jurídicas e literárias para defender a proposta de lei do Governo.
No discurso que proferiu na Assembleia Nacional logo após a aprovação da versão final do diploma, Christiane Taubira, visivelmente emocionada, interpelou os jovens homossexuais franceses que terão descoberto “uma sociedade em que uma sublimação dos egoísmos permitiu que alguns protestassem ruidosamente contra os direitos dos outros” e endereçou-lhes uma mensagem de esperança e de inclusão. O vídeo com legendas em português está disponível no YouTube.
Nuno Mendes