Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Arraial Pride: Os principais destaques na imprensa (vídeo)

 Agência LUSA / TVI - Parece que são os gays (vídeo)


«Parece que são os gays», diz à agência Lusa Fernando, que não revela o apelido, mas cabelos e rugas mostram a idade avançada, enquanto vai percebendo o que se passa durante a tarde e noite de sábado, no Terreiro do Paço.

As cores dos balões, que formam enormes arco-íris, o nome dos bares e das associações não suscitam muitas dúvidas, que Fernando também não mostra quando questionado sobre a aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

«Porque não hei-de concordar se a lei permite, não sou eu ou outro que vai contra quando a lei é para todos», disse à Lusa.

Porém, mostra o seu desacordo sobre a adopção de crianças por homossexuais. «Dois homens como pai e mãe já ponho dúvidas», afirmou.

Hugo Suspiro é que defende que na associação desportiva, que por enquanto só tem uma equipa de râguebi, tenham lugar todos, independentemente da orientação sexual ou cor da pele. Criada em Fevereiro, a associação estreia-se este ano no Arraial Pride, mas o jogador quer repetir a presença.

Questionado pela agência noticiosa sobre se haverá preconceito perante uma equipa onde todos têm lugar e em cabeças que possam pensar que o râguebi é «para homens», Hugo responde prontamente que «somos todos homens e um dos objectivos é quebrar mentalidades e preconceitos. Na nossa equipa há pessoas que são gay e outras que não são».

No próximo ano, já planeiam inscrever-se na Federação Portuguesa de Râguebi e disputar o torneio para equipas emergentes, quer a nível nacional, como internacional.

Numa altura do Arraial, em que os locais mais animados eram junto aos bares, viam-se casais heterossexuais e até famílias.

Já que, como diz a organização, este é um espaço que segue a «filosofia» de ser para toda a gente, Fernanda Chaves também se quis associar, tal como já tinha feito numa anterior manifestação.

«Cada um é livre de decidir o que quer e nós não temos de interferir», argumentou a visitante do Arraial, afirmando ser momento de «dizer chega» a muitos anos em que as «pessoas tinham de andar escondidas ou até casar para encobrir» quem são.

 

RTP -Terreiro do Paço recebe esta noite arraial gay
Os participantes vão festejar a aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

                    via RTP

SIC : Arraial Pride: legalização do casamento gay é o grande motivo da festa este ano

                       via SIC

Diário de Notícias - Crianças ensinadas contra a discriminação em arraial gay

[...]  Apesar de a maioria ter pais homossexuais, não surgiram questões sobre o facto de terem uma família diferente das convencionais. "As crianças destas idades aceitam com naturalidade, pois ainda não têm noção de moralidade", referiu.

Bárbara tem cinco anos e não deixa a mãe afastar-se. Sandra Saleiro não é homossexual, comprovando que um dos objectivos do Arraial Pride está a ser conseguido: a festa é para todos. "Gosto de vir aqui e acho importante que a Bárbara tenha contacto com tudo. Quero educá-la na diversidade", frisou.

Esta mãe de 40 anos relembrou que quando tinha a idade da filha não tinha este tipo de conhecimento e acredita que quando Bárbara crescer fará parte de uma geração com uma mentalidade bastante diferente. Mas para já, tem cinco anos e o que interessava era ir comer um gelado.


Agência LUSA / RTP -  Arraial Pride regressa a Lisboa em Junho com novo motivo de celebração


A iniciativa "Noiv@s do Arraial", destinada a celebrar a legalização do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, é a principal novidade da 14.ª edição do Arraial Pride, que decorre a 26 de junho em Lisboa.









"Queres casar? Casa no arraial. Com ele, com ela, com o que tu quiseres. Oferecemos-te tudo para que te cases", promete a Associação ILGA Portugal, que organiza o maior acontecimento LGBT (lésbico, gay, bissexual e transgénero) do país no âmbito das Festas de Lisboa.


Também pela primeira vez, o evento conta com o patrocínio de uma companhia aérea (à semelhança do que já acontece há anos noutros países), o que reforça a integração do evento nos circuitos internacionais do género.


Agência LUSA / SIC - Arraial Pride começa hoje para celebrar "ano histórico" na luta pela igualdade


 


Meios & Publicidade - Lufthansa patrocina Arraial Pride


A companhia aérea alemã Lufthansa é a patrocinadora principal do Arraial Pride, iniciativa da ILGA cuja 14ª edição decorre amanhã na Praça do Comércio, em Lisboa, e onde à semelhança de outros festivais, a marca dá nome ao palco principal, o Palco Lufthansa. Este é o principal evento da comunidade gay portuguesa.


Para Paulo Côrte-Real, presidente da ILGA Portugal, “este patrocínio, bem como os restantes, significa desde logo a atenção à população LGBT e, claro, o reconhecimento da importância do Arraial Pride”. Questionada sobre os motivos que levaram à associação da companhia aérea a um festival desta natureza, Raquel Rio Tinto, directora de marketing da Lufthansa para o mercado nacional, explica que este patrocínio está inserido num plano de comunicação mais amplo mas não deixa de sublinhar que “o público gay é um dos nossos targets. Os estudos demonstram que este público está entre os principais compradores de viagens, pelo que faz todo o sentido a Lufthansa estar junto de quem gosta de viajar com qualidade”. “Acima de tudo, a Lufthansa é uma empresa não promotora de preconceitos, procuramos com este tipo de apoio elevar o conceito da igualdade, um valor bem vincado no nosso espírito corporativo”, acrescenta.


O evento conta ainda com o patrocínio de marcas como a MTV, a Absolut, a Red Bull, que patrocina os Queer Games, a Colour Travel, a TQ Eventos, a Continental Airlines ou a Brussels Airlines.


A edição de hoje do M&P em papel analisa a relação das marcas com o target gay em Portugal


 



Agência LUSA / SOL - Arraial Pride começa hoje para celebrar ‘ano histórico’  


A 14.ª edição do Arraial Pride, que hoje começa, servirá para celebrar «um ano especial e histórico» na luta dos homossexuais pela igualdade, sublinham os organizadores.


«Vamos poder celebrar o orgulho na igualdade que já alcançámos e a mobilização continuada pela igualdade que ainda temos de garantir», referiu Paulo Corte-Real, presidente da Associação ILGA Portugal, que organiza o maior acontecimento LGBT (lésbico, gay, bissexual e transgénero) do país.


Poucos meses após a legalização do casamento homossexual em Portugal, a ILGA espera ainda poder brindar com representantes da Câmara Municipal de Lisboa e representantes dos grupos parlamentares.


«Ainda não temos a confirmação de todos os grupos parlamentares, mas teremos todo o orgulho que todos se juntem a nós para brindar à igualdade, um valor tão importante em democracia», comentou Paulo Corte-Real, que estima a presença de mais de 10 mil pessoas. [...]


 


Agência LUSA / Público - Arraial Pride comemora a legalização do casamento gay


[...] Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, o evento decorre das 14h00 de hoje até às 04h00 de domingo no Terreiro do Paço e conta com uma novidade: a iniciativa Noiv@s do Arraial.


Este passatempo convida os casais que queiram oficializar o seu pedido de casamento no Arraial Pride, elegendo depois o mais original e romântico. Ao vencedor será oferecido todo o casamento: desde custos com o processo, ao copo de água e à lua-de-mel.


A ILGA sublinha que este evento, de acesso gratuito, tem actividades destinadas a todos os tipos de famílias.


Regressa este ano o espaço Arraialito, com actividades dirigidas aos mais novos, com jogos e sessões de filosofia para crianças.  [...]


 


Agência LUSA / TVI 24 -  Gays: Arraial Pride celebra «ano especial»


Com nova iniciativa, podem surgir muitos pedidos de casamento em pleno festival


[...] O programa inclui ainda «speed dating», tango livre, «performances» e a segunda edição dos «queer games», em que o público vai poder disputar a maratona das nazarenas e o arremesso da canasta (jogada com o traje regional das sete saias de Nazaré), o rali das divas Isadora Duncan, as olimpíadas do croché e da agulha e o duelo das manicures. 



 

Janela Urbana - Arraial Pride 2010


Neste Sábado, dia 26 de Junho, o Terreiro do Paço em Lisboa acolhe o grande evento LGBT (Lésbico, Gay, Bissexual e Transgénero) de Portugal. Organizado pela ILGA Portugal em parceria com a CML e a EGEAC, o 14º Arraial Pride vai ser histórico.


Nesta edição, teremos muitas actividades durante a tarde. Depois do sucesso da edição anterior, regressa o Arraialito, o espaço dedicado a todas as famílias e a todas as crianças. Entre as 16h e as 19h, haverá diversão, jogos, risos, sorrisos e muita animação.


Ainda durante a tarde, teremos uma novidade: o passatempo “Noiv@s do Arraial”, que premiará o pedido de casamento mais irresistível com uma lua de mel nas ilhas gregas, entre outros prémios.


Regressam ainda os Queer Games, onde estarão diversas actividades a decorrer no Absolut Welcome Center da ILGA, no Gay Village e na Expo Arraial.


Pelas 19h, contaremos ainda com a presença no palco principal do Presidente da CML.


A noite será também inesquecível. Pelas 23h, todo o Arraial Pride fará um grande brinde à igualdade, para celebrar a vitória alcançada este ano e para marcar a importância de continuar a lutar pela igualdade plena – um brinde que contará também com a presença de várias personalidades convidadas, bem como representantes de grupos parlamentares,


E o Palco Lufthansa, com as Chicks on Speed como cabeças de cartaz, dará ao Arraial Pride muita música, dança e energia até de madrugada.


Pela primeira vez na história, uma grande companhia apoia o evento à semelhança do que acontece há vários anos noutros países. A Lufthansa tornou-se patrocinador exclusivo do palco principal, e assim conquistámos um lugar nos circuitos internacionais. Também a Absolut apoia o Welcome Center da ILGA Portugal, que vai valer a pena visitar. Outras empresas, como a TQ Eventos e a Colour Travel, e instituições como a embaixada dos Países Baixos, contribuíram também de forma significativa como sponsors.


Integrado nos circuitos do EuroPride e WorldPride, o Arraial Pride é um evento que promove simultaneamente a imagem de Lisboa no mundo e a cultura LGBT em Portugal.


Esta festa conta ainda anualmente com a participação de stands informativos da responsabilidade de várias associações e colectivos bem como com a presença de dezenas de estabelecimentos LGBT ou LGBT – friendly (bares, discotecas e restaurantes).


A diversão está garantida; o palco está montado; os cartazes estão na rua; e Sábado teremos muitos milhares de pessoas a celebrar a igualdade em festa! [...]


 


Crias Notícias - Arraial Pride convida a casamentos gay


 


Cotonete - Chicks on Speed no Arraial Pride


As Chicks on Speed são a principal atracção musical do Arraial Pride 2010, em Lisboa.


O evento de entrada livre está marcado para o dia 26 de Junho, no Terreiro do Paço, inserido na programação das Festas de Lisboa.


Betty (celebrizada pela banda sonora da série "Letra L") e Post Hit acompanham o projecto electro-punk na animação da festa, este ano destinada a celebrar a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.


«A festa serve para brincar, cantar, dançar, desenhar, aprender, pensar, filosofar, ver e ouvir histórias, correr e crescer», explica a ILGA, responsável pela organização do Arraial Pride lisboeta. [...]


 


Agência LUSA / Público - Arraial Pride regressa em Junho com casamentos "gay" como atracção principal


[...] No recinto, cujas portas abrem às 14h00 para se fecharem apenas de madrugada, estarão instaladas tendas de restauração e de associações e parceiros.



 


PortugalGay.pt - Arraial Pride acontece este sábado em Lisboa


O evento é promovido pela ILGA Portugal como uma grande celebração do reconhecimento do casamento civil em Portugal.


Uma semana depois da Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa eis que este sábado acontece mais uma edição do Arraial Pride, um evento ao ar livre com participação de diversos bares, restaurantes e discotecas que disponibilizam comes e bebes e assim justificando o nome Arraial. [...]
 


Viajar CLIX - Arraial Pride regressa com casamentos «gay»


 


Don't Panic - Arraial Pride 2010


 


Guia do Lazer do Público - Arraial Pride 2010


 


Last FM - Arraial Pride hoje


 

 (em actualização)