Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Agendado beijaço mundial contra a homofobia na Rússia

Começam a multiplicar-se eventos, páginas e artigos na Internet sobre acções de protesto contra a situação da comunidade LGBT na Rússia.

Um dos eventos nas redes sociais sugere um beijaço (beijo de vários casais em simultâneo), sexta-feira, 23 de Agosto, às 11h00, em frente de todas as embaixadas da Rússia espalhadas pelo mundo.

Uma página na rede social Facebook que apela ao boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, previstos para 2014, por temer retaliações para com os atletas e fãs LGBT já reuniu mais de 34 mil seguidores. Outros artigos de opinião e alguns bares sugerem boicotar vodka russa. 

 

Não constitui novidade os ataques aos Direitos Humanos da comunidade LGBT na Rússia. No entanto, as imagens tornadas públicas de um rapaz homossexual que foi torturado, e que acabou por falecer alegadamente na sequência dum ataque de um grupo de neonazis russos, parece ter sido a gota a transbordar para que a comunidade mundial se una em torno de uma acção concertada. As imagens foram divulgadas pela Spectrum Human Rights Alliance (SHRA), um grupo de defesa dos direitos humanos, e mostram um jovem em roupa interior a ser humilhado e a segurar um brinquedo sexual enquanto os agressores sorriem para a câmara. O corpo do jovem encontra-se manchado de vermelho, o que se julga ser sangue, tal como os bastões de baisebol que se vêm na foto. De acordo com a SHRA, não foramefectuadas quaisquer detenções nem apresentadas quaisquer queixas até ao momento .

 

Recorde-se que depois da lei de propaganda homossexual ter sido aprovada em S. Petersburgo (2011), e que foi depois alargada ao restante território russo, este país tornou-se um dos mais perigosos para a comunidade LGBT local e internacional.

Esta semana o presidente Barack Obama afirmou já não ter paciência para as leis homofóbicas na Rússia quando foi entrevistado num programa do prime-time na estação televisiva norte-americana NBC.

 

Tudo o que o dezanove.pt já escreveu sobre a Rússia e os Direitos LGBT aqui.

 

Morada da Embaixada da Rússia em Portugal:

Embaixada da Federação da Rússia

Rua Visconde de Santarém, 57

1000-286 Lisboa

 

Beijaço de Lisboa: Evento no Facebook aqui

Já segues o dezanove no Facebook?

 

3 comentários

Comentar