Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

CheckpointLx está em risco de fechar

O único centro de detecção rápida do VIH em Portugal destinado a homens que têm sexo com homens deixou de ser financiado pelo Ministério da Saúde. O alerta foi feito à revista Time Out há uma semana por Maria José Campos, coordenadora científica do centro situado no Príncipe Real, em Lisboa.

À Time Out a coordenadora salienta que o actualmente o funcionamento «depende exclusivamente de apoios privados, que são insuficientes».

O CheckpointLx tem vindo a efectuar campanha de recolhas de fundos como o ano passado durante o festival de cinema Queer Lisboa junto da comunidade LGBT tendo como propósito ser um espaço que funciona de e para a comunidade. 

A situação da falta de financiamento nestas áreas da Saúde já tinha sido explicada por António Diniz, director do Programa VIH/Sida, que no final de 2012 esteve no Parlamento e confirmou vários problemas com a distribuição de medicamentos retrovirais e de preservativos. Um mês antes Sérgio Vitorino, do colectivo Panteras Rosa, tinha alertado para estes problemas associados à política de combate ao VIH.

 

Já segues o dezanove no Facebook?

 

2 comentários

Comentar