Campanha em autocarros de São Paulo no Dia da Visibilidade Lésbica (com vídeo)
Hoje, 29 de Agosto, o destaque vai para a Visibilidade Lésbica. Em São Paulo, uma campanha celebra o dia com um vídeo. O filme começou a ser exibido há uma semana em mil autocarros urbanos da cidade. No filme, que dura 30 segundos e não tem qualquer som, várias mulheres seguram cartazes com frases como 'Tenho direitos e quero respeito'.
No fim aparece a frase: ‘Na São Paulo que a gente quer não cabe homofobia’”. A campanha tem o apoio da Prefeitura de São Paulo, da Secretaria de Direitos Humanos e da SPTrans, e ocorre num momento em que os casos de ataques homofóbicos têm aumentado. Num ano os ataques homofóbicos aumentaram 50% (fonte: Coordenação de Políticas LGBT).
Agosto é considerado no Brasil o mês da visibilidade para as lésbicas. No passado dia 19 assinalou-se o Dia do Orgulho Lésbico por ser este o dia em que há 30 anos ocorreu a primeira manifestação lésbica no Brasil. Nesse dia em 1983, um grupo de lésbicas reuniram-se em frente a um bar na cidade de São Paulo para protestar contra a discriminação sexual ocorrida naquele local. O bar em causa, o Ferro´s, embora fosse ponto de encontro de lésbicas impedia um outro grupo de lésbicas (Grupo Ação Lésbica Feminista) de ali vender o seu boletim de notícias. Depois da manifestação que contou com homossexuais, feministas e parlamentares o assunto ficou resolvido.