A Catarina está solidária com os LGBT da Rússia
Uma fotografia de Catarina Trigo Pereira partilhada esta segunda-feira na rede social Facebook não deixa nenhum sorriso indiferente. A foto foi tirada este Domingo em Munique durante a manifestação mundial de protesto pelo respeito dos Direitos Humanos na Rússia.
Munique foi uma das 50 cidades mundiais que se somou ao protesto em solidariedade para com as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros na Rússia. As pessoas LGBT estão a ser alvo de ataques físicos e psicológicos sem precedentes, depois de aprovadas várias leis que colocam a sua integridade em perigo naquele país. Catarina explica o que a levou a sair da sua zona de conforto e actuar este Domingo em Munique: "Acredito que quando os Direitos Humanos são negados em qualquer parte deste planeta, isso também me diz respeito. O mínimo que posso fazer é mostrar-me solidária para com cada luta pela liberdade. Não sei de nada melhor ou mais fundamental nesta vida do que a partilha de amor. Quero viver num mundo onde todas e todos se possam sentir plenamente livres de se expressarem e de seguirem o que sentem no coração."
Vê o álbum fotográfico da manifestação de Munique aqui.
Em Portugal, frente à Embaixada da Federação Russa em Lisboa, reuniram-se dezenas de pessoas defensoras dos Direitos Humanos. Uma das pessoas presentes foi a escritora Margarita Sharapova, que decidiu pedir asilo político a Portugal.