Associações acusam Correio da Manhã de violar confidencialidade das pessoas transexuais

Várias associações LGBT estão a acusar o jornal Correio da Manhã de ter violado a confidencialidade prevista na Lei da Identidade de Género de pessoas que mudaram de sexo. A reportagem foi publicada a 21 de Outubro.
“Estamos mais do que em choque com esta violação básica da Lei e dos direitos das pessoas em causa, e procuramos neste momento a tentar chegar ao contacto com as pessoas visadas no sentido de apoiar aquelas que queiram encaminhar uma denúncia para a Comissão Nacional de Protecção de Dados e iniciar uma acção legal contra o Correio da Manhã e contra a fonte da informação”, disse ao dezanove.pt Sérgio Vitorino das Panteras Rosa. “Há mais do que matéria para prossecução legal e para uma denúncia pública”, reforça o activista. A ILGA Portugal já apresentou uma queixa à Comissão Nacional de Proteção de Dados.
Com o título “156 portugueses mudam de sexo em 3 anos”, o artigo apresentava uma caixa com uma lista dos últimos 19 nomes próprios adoptados pelas pessoas que mudaram de sexo, com informação do nome anterior à alteração e o actual.