O maior casamento gay colectivo do mundo realizou-se no Rio de Janeiro
132 casais homossexuais casaram-se este Domingo no Rio de Janeiro. A cerimónia foi celebrada no auditório da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro.
Segundo a organização, o objectivo da cerimónia conjunta relaciona-se com a reivindicação pela igualdade destes cidadãos. A cerimónia de ontem confere a todos os casais os mesmos direitos e deveres que existem nos matrimónios entre um homem e uma mulher.
Recorde-se que no Brasil, já existem as uniões estáveis, o que em termos jurídicos equivale a um casamento, no entanto os membros têm uma série de limitações, nomeadamente no que respeita a heranças e outras garantias atribuídas aos casais heterossexuais. Foi no passado mês de Maio que o Conselho Nacional de Justiça do Brasil legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
O presidente da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio dell´Orto, afirmou que "é muito fácil colocar na Constituição que todos os brasileiros são iguais face à lei, embora seja muito mais difícil concretizá-lo na realidade".