Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

62% dos australianos votaram sim ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Mas ainda não se pode comemorar

 casamento gay australia.jpg

Os resultados de uma consulta inédita levada a cabo na Austrália, e cujos resultados acabaram de ser divulgados há instantes (10 da manhã em Camberra; 23 horas em Lisboa) evidenciam que 61,6% dos australianos concordam com o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Votaram quase 13 milhões de eleitores (o que representa 79,5% de um total de 16 milhões). O não à igualdade foi a escolha de 38,4% dos eleitores.

Apesar da nota positiva no que respeita à votação, este estudo  entra na linha vermelha dos custos. Esta auscultação pública custou mais de 120 milhões de dólares australianos (cerca de 80 milhões de euros), dado que foram enviados, por correio postal, mais de 16 milhões de boletins de voto. Esta consulta foi conduzida pelo Fundo Australiano de Estatísticas e não pela Comissão Nacional de Eleições pelo que não tem efeito vinculativo. Por essa razão, este acto tem sido amplamente criticado, incluindo pelo sector conservador que acredita que a aprovação de uma lei de acesso igualitário ao casamento seja o pretexto para a discriminação daqueles que recusam celebrar casamento civis entre casais do mesmo sexo.

O Governo de Camberra terá agora de debater a lei no Parlamento e esperar pelos resultados da votação dos deputados, o que deverá acontecer em Dezembro. Com a posição favorável do primeiro-ministro, Malcolm Turnbull, tudo indica que o casamento igualitário será aprovado.

A luta pela igualdade dos direitos civis na Austrália tem sido longa, e objecto de inúmeras campanhas virais - que recordamos abaixo  , mas tem sofrido bastantes revezes nas votações parlamentares.

YES.jpg

 

Casal português entra em vídeo pela legalização do casamento gay na Austrália

Casal cristão ameaça divorciar-se caso casamento gay seja aprovado

É hora de terminar com a discriminação no acesso ao casamento na Austrália (com vídeo)

O comovente anúncio que está a emocionar os corações de casais do mesmo sexo. E não só (com vídeo)

O pedido de casamento que vai acelerar o ritmo dos nossos corações (com vídeo)

É assim o amor na Austrália (com vídeo)