Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

A contra-resposta ao Casamento Gay de Quim Barreiros (vídeo)

  

O início musical deste Verão ficou marcado pela polémica canção “Casamento Gay” de Quim Barreiros. As reacções de activistas LGBT não se fizeram esperar e Quim Barreiros veio depois, em declarações ao jornal i, esclarecer que era favorável ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. No entanto, a polémica não ficou esquecida. Do anonimato musical surge agora Quim Parreiras, uma personagem que apresenta, ao som de uma concertina, a resposta ao artista popular de Vila Praia de Âncora. O dezanove entrevistou, em exclusivo, Quim Parreiras (nome fictício), a propósito do seu vídeo que começa a dar que falar no Youtube: 

                

 

dezanove: Como surgiu a ideia de fazer uma resposta em vídeo no Youtube à canção do Quim Barreiros?

Quim Parreiras: Aqui na minha terra toda a gente gosta muito de brincar, e sempre chamamos paneleiros uns aos outros e nunca ninguém se chateou com isso. A maior parte das pessoas da aldeia são analfabetas e não vão à Gulbenkian, e não estamos habituados a essas palavras modernas. Geralmente, quando alguém nos chama paneleiro, nós respondemos "vai chamar paneleiro ao teu pai", e acabamos sempre com uma boa gargalhada. Foi isso o que me motivou a fazer este vídeo. Para nós, o Quim Barreiros é o melhor artista de Portugal, e esta foi uma maneira de lhe prestar homenagem à nossa maneira. Sempre a brincar.

 

Que consequências espera desta música de resposta ao Quim Barreiros?

Espero que as pessoas gostem e dêem uma boa gargalhada, especialmente o Quim Barreiros. Foi para isso que o fiz, não quis ofender ninguém. Aliás, até sou a favor que o Quim Barreiros cante e se case, e também tenho muitos amigos que cantam e são casados, seja com homens ou com mulheres.

 

Que reacções tem tido a este vídeo?

As reacções têm sido óptimas e até já me convidaram para ir à televisão, mas neste momento estou no estrangeiro e nem sempre tenho disponibilidade. Os emigrantes, gostam especialmente muito da minha música. Só para terminar devo ainda dizer que o facto de nos referirmos ao professor Cavaco Silva também foi a brincar. A ideia até surgiu de um vizinho meu, que está sempre a dizer que está mal-casado. Mas chame-lhe bem-casado ou mal-casado, castigo ou bênção, o que interessa é que possam fazer a declaração do IRS juntos, e que quando um dos dois bater a bota, o outro fique com as heranças.

 

Já segues o dezanove no Facebook?

6 comentários

Comentar