Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Pride de Belgrado manchado pela violência (vídeo)

Esta manhã a marcha do orgulho gay de Belgrado saiu às ruas sob um clima de medo. Cerca de 600 pessoas manifestaram-se nas ruas da capital da Sérvia, no que constitui a terceira tentativa em nove anos de voltar a realizar o Belgrade Pride. A imprensa local e associações LGBT relatam pelo menos 37 feridos, incluindo membros das forças policiais, que visavam garantir a segurança do evento, e várias detenções. Segundo o canal de televisão sérvio B92 foram atirados aos manifestantes oito cocktails molotofs, pedras, paus e garrafas de vidro. Uma garagem anexa à sede do partido democrata foi alvo de ataques por parte dos hooligans que provocaram um incêndio rapidamente controlado. Informações recolhidas junto de activistas de associações LGBT descrevem o cenário como "uma zona de emergência". A polícia, que no local contava com centenas de efectivos, utilizou gás lacrimogénio para dispersar os causadores de distúrbios que ao longo da manhã entoaram hinos nacionalistas, de futebol e gritavam "morte aos homossexuais".

 

Um forte clima de insegurança e bastante presença policial marcou o dia que antecedeu o Pride de Belgrado. Ontem, Sábado, os protestos por parte dos grupos de extrema-direita, hooligans e de adeptos nacionalistas nas ruas de Belgrado causaram muita ansiedade na comunidade LGBT internacional.

 

 

Vídeo dos protestos de Sábado

A marcha que, tal como outras por todo o planeta, pretende reivindicar a igualdade de direitos dos cidadãos LGBT, acabou por se realizar na Sérvia, um país conservador e fortemente influenciado pela Igreja Ortodoxa. De acordo com a ILGA Europe "esta é importante vitória - a marcha realizou-se e polícia desempenhou um bom trabalho ao proteger os manifestantes, cabe agora garantir que fiquem todos em segurança."

Galeria de fotos da Marcha do Orgulho Gay de Belgrado 2010 aqui e aqui.

Créditos: Canal B92

Créditos: Euronews

Já segues o dezanove no Facebook?

1 comentário

Comentar